Sinopse: 1841. Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e filhos. Um dia, após aceitar um trabalho que o leva a outra cidade, ele é sequestrado e acorrentado. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de doze anos ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram seus serviços.


O filme conta a história de Solomon que, após ser enganado por dois mercadores de escravos, é vendido como um, mesmo tendo sua carta de alforria e vivendo como um senhor ao lado de sua família. Após ser vendido, ele passa por diversas formas de humilhação, enquanto também assiste a outras pessoas mantidas como escravas passando por situações extremamente degradantes e inumanas. Ele é vendido ao Sr Ford, que, apesar de tratar seus escravos de uma forma um pouco menos impiedosa, ainda assim os mantém e os trata como sua propriedade. Depois disso, após um fato bastante difícil de digerir, ele é vendido ao Sr Epps, que é a personificação de todo o mal, e é considerado um dos piores senhores de escravos, devido a forma como os trata e ao seu sadismo na relação com estes. 

No decorrer dos doze anos em que Solomon se torna escravo novamente, ele conhece algumas pessoas que o marcam. Alguns de forma positiva, mas a grande maioria de forma negativa. Ele conhece a vida de alguns escravos que convivem com ele, e tudo o que tiveram de passar para "sobreviver" nesse mundo em que estão obrigados a viver. E ele tem de aprender que para poder continuar também sobrevivendo, até conseguir provar sua liberdade, ele vai ter de se humilhar e negar tudo o que sabe, para se tornar invisível aos seus senhores e a todos os demais.



O filme, baseado no livro escrito por Solomon após ser liberto, foi muito premiado e aclamado positivamente pela crítica, devido ao seu retrato muito cru e honesto da realidade vivida durante a escravidão. Doze Anos de Escravidão venceu o Oscar de Melhor Filme de 2014, trazendo excelentes atuações, em especial a do Solomon, interpretado por Chiwetel Ejiofor, que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Ator, e da Patsey, interpretada por Lupita Nyong'o, que ganhou como Melhor Atriz Coadjuvante. O filme também ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Além disso, o filme também teve indicações a Melhor Ator Coadjuvante para o ator que interpreta o Sr Epps (Michael Fassbender), Melhor Edição de Arte, Melhor Figurino, Melhor Diretor e Melhor Edição.

Devido a como tudo é mostrado, e por sabermos, obviamente, que tudo isso realmente acontecia, a não muito tempo atrás, o filme é difícil de assistir. Como eu disse, essa verdade que nos é mostrada é muito cruel, e o filme não esconde do expectador a tristeza, o desespero e o desolamento vivenciado pelos escravos, que eram obrigados a sobreviver da pior maneira possível para um ser humano, apenas aguardando a morte, ou o milagre da liberdade.


Enfim, Doze Anos de Escravidão é um filme excelente, que eu indico demais para quem quer compreender um pouco mais sobre essa parte trágica da nossa história.



Beijinhos!


"Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Há alguma coisa difícil demais para mim?" Jr 32:27


Deixe um comentário