Oiee meus amores!

Se você vive no planeta Terra, deve ter percebido que uma série caiu na boca do povo nesse final de ano. Eu estou falando da série "Você" (You), original da Netflix, que foi lançada para nosso deleite no mês de Dezembro, bem em tempo de maratonar nas nossas férias, haha.

Então, eu que assisti em tempo recorde (para mim) todos os episódios dessa temporada, já vim aqui correndo pra contar pra vocês, e, quem sabe, te animar a assistir também.


A séria conta a história do Joe e da Beck. Mas não é uma história de amor, nem um relacionamento normal, na verdade, muito pelo contrário. Joe é gerente de uma livraria, e é lá que conhece Beck, uma inspirante a escritora, que vai até essa livraria com a simples e pura intenção de comprar um livro. Joe logo se interessa por ela, e os dois flertam um pouco durante o tempo em que ela está fazendo a sua compra. No momento do pagamento, ela paga o livro comprado com cartão de crédito, e ele entende esse gesto como um indicativo de que ela queria que ele soubesse seu nome.

A partir daí, a loucura dele começa a agir. Em posse do nome de Beck, Joe consegue encontrar suas redes sociais, e descobre TODA a sua vida através dessas redes, conseguindo também, graças a tecnologia que existe hoje em dia, descobrir o endereço dela. Ele passa a stalkea-la não apenas pelas redes, mas também indo até a casa dela, espionar através das janelas, tendo inclusive um momento em que ele consegue entrar dentro do apartamento dela, para mexer em suas coisas.

Vigiando-a todos os dias, em todos os momentos, Joe começa a conhecer as pessoas que a rodeiam, que fazem parte do seu círculo de amigos, relacionamentos, e afins. Como ele é uma pessoa completamente doente e aficcionado por Beck, ele acha que o que está fazendo é bom para ela, que a está protegendo de tudo o que há de ruim, quando na verdade, ele está interferindo em todos os aspectos da vida dela.


Ela tem um relacionamento que, sim, é com um cara extremamente babaca, e Joe não suporta vê-los juntos, pois acha que ele não é bom para ela. As amigas dela não tem sua aprovação, e ele explicita no decorrer dos episódios os motivos pelos quais elas não fazem bem a Beck.

Tendo toda a rotina de Beck em mente, e sabendo os lugares que frequenta, Joe consegue se aproximar dela novamente (lembrando que, a única vez em que ela o viu foi na livraria), e, usando de todas as artimanhas que possui para seduzi-la, eles começam um relacionamento. Tudo parece lindo, pois ele aparenta ser muito doce e gentil, e a trata muito bem, porém ele continua a vigiando mesmo ela já estando com ele, através de um celular que ele furtou dela em um de seus encontros. Ele sabe tudo o que ela conversa com as amigas, quais são seus planos, qual sua rotina, enfim, absolutamente todos os aspectos da vida dela.

Umas das amigas de Beck, Peach, tem um certo pressentimento em relação a Joe, tendo sempre um pé atrás com ele, e desconfiando dele sempre que algo não sai como o esperado. Além dela, outra pessoa que o atormenta é sua ex-namorada, que ele diz ter se mudado para Roma, mas que começa a aparecer para ele em sua mente, fazendo-o relembrar dos momentos que passou com ela.

Como Joe é extremamente manipulador e controlador, quando uma coisinha sai desse script que ele tem, desse controle total que ele tem sobre Beck, ele precisa fazer algo para tudo voltar aos eixos, e remove todos os obstáculos que estiverem entre os dois, fazendo o que for preciso para ter o que quer.

Bom, essa seria a premissa da série, mas tem muuuuito mais acontecendo nesse meio tempo. Cada uma das amigas de Beck tem uma história, mas no decorrer da série há um foco maior sobre Peach,(que eu não posso falar o motivo pois seria um spoiler), também no ex-namorado dela. Há também o vizinho de Joe, um garotinho que ama ler, e que tem uma mãe que é viciada (não sei se em alcool ou drogas, ou os dois), que mantem um relacionamento abusivo com seu namorado. O menino sempre tenta fugir dessa relação tóxica que sua mãe mantem, se mantendo concentrado nos livros que lê no corredor do prédio, e mantendo uma amizade com Joe, que é quem lhe apresenta os livros como forma de escape.



Há alguns pontos dessa série que devem ser pensados, para entender toda essa trama: 1. A história toda é contada a partir da perspectiva de Joe sobre as coisas, que é um stalker maluco, então, não é um narrador confiável. 2. Joe possivelmente se tornou a pessoa que é hoje devido aos traumas vividos na infância e adolescência, sendo esta última mostrada na série, mas não é apenas isso que o faz ser quem é, e não é por isso que ele deve ser tratado como vítima no momento atual. 3. A série apresenta os personagens com bastante defeitos, defeitos que nos irritam e nos fazem torcer contra eles muitas vezes, e isso torna os defeitos do próprio Joe, que seria o "vilão" da história, passáveis para os que assistem.



Eu gostei demaaais da série, assisti sem muitas expectativas, mas fui muito surpreendida pela qualidade da história, como tudo se encaixa, como não há pontas soltas, e, no final, tudo faz muito sentido. E é por isso que eu realmente não acharia necessária uma segunda temporada, porque essa finalizou a história muito bem, e dá aquele medinho de ser estragada.

Não é por ter amado a série e por ter, sim, torcido muitas vezes pelo Joe, que eu ache que a relação dela com a Beck foi linda, e que ele só fazia isso por amor a ela, e que eles eram um casal amorzinho. Não gente, muito pelo contrário, a série fala sobre uma forma doentia de relacionamento, que não deve ser romantizada, shipada ou sei lá.

Enfim, eu acho que essa série traz questionamentos muito importantes a respeito da nossa exposição na internet, do quanto estamos propensos a ter nossas informações vistas por um desconhecido, pelo simples motivo de nós mesmos nos dispormos a compartilhar cada um dos nossos passos nas redes sociais... e o quanto isso é muito perigoso!




"Você" é uma série muito muito boa mesmo, e recomendo demais que assistam, caso ainda não o tenham feito.

E aí, você já assistiu essa série? Me conta aí nos comentários o que achou.




Beijinhos!


"Lembre de Deus em tudo o que fizer, e Ele lhe mostrará o caminho certo." Pv 3:6


32 Comentários

  1. Terminei de assistir essa série esses dias também, acho que foi semana passada. Eu gostei, porém fiquei curiosa com o fim. Fui até procurar a sequência do livro pra saber o que iria acontecer ou ter uma ideia, mas percebi que algumas coisas foram mudadas na adaptação.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!!

      Então, eu ouvi falar que no livro é diferente o fim, então eu quero ler pra ver como é! haha

      Bjao

      Excluir
  2. Olá, Janaína.
    Eu vi bastante gente falando sobre romantizar o cara, pelo menos no meu caso eu nunca vi ele como o mocinho, ele está completamente errado e até peguei um certo medo das edes sociais hehe. Mas acredito que essa "queda" por ele que muitos tiveram não foi por achar que ele está certo e sim pela mocinha ser muito chata.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sil!

      Verdade, a mocinha era muito chata, e difícil de gostar! Porém algumas pessoas estavam romantizando esse relacionamento, como se tivesse tudo bem fazer tudo o que ele faz por "amor" a ela.

      Mulher, também fiquei com medo das redes sociais. O tanto de coisa que dá pra pessoa saber da gente só por uma foto e uma legenda... :O

      Bjão

      Excluir
  3. Oi! Falei dessa série no meu blog ano passado antes do lanaçamento dizendo que seria uma possível seria para me acompanhar. No incio achei a premissa estranha, mas quando comecei a acompanhar me surpreendeu bastante. Mostra que não devemos confiar em muitas pessoas. E o mal pode ter muitos rostos. ;)

    Blog: O Planeta Alternativo

    Instagram: @WaltSeg95

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Walterlan

      Ah é? Que legal!! Eu tinha ouvido falar do livro antes de saber da série, e me interessei pela ideia, porém assistindo o trailer da série, eu já fiquei doida pra assistir. E eu realmente gostei bastante!

      Verdade, é bom para nos ensinar que os "psicopatas" podem ser moços bonitinhos e aparentemente simpáticos... o problema é que a gente pode passar a desconfiar de todos, haha.

      Bjão

      Excluir
  4. Dan Humphrey, o menino solitário de Gossip Girl, continua psicopata hahahaha (eterno Dan ♥)

    Eu comecei assistir esses dias e ele achou muito rápido as informações dela só pelas redes sociais eu fico tipo WOOOOOW, acomo assim hhahaa Skalter de primeira! Que medo Senhor da glória! kkkkk

    E concordo com você sobre o questionamento das pessoas se expor demais nas redes e deixar a vida um total livro aberto. Devemos ter cuidado sobre isso, de fato.

    It's Lizzie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii!!

      Aah, o Dan era o personagem que eu achava um amorzinho de início, mas, meu Deus, que stalkerzinho maluco ele era né? hahaha

      Então mulher, dá um medinho do tanto que a gente expõe da nossa vida né? Pelas redes sociais as pessoas podem saber praticamente tudo sobre a gente, e por coisas que nós mesmos divulgamos :O

      Bjão

      Excluir
  5. Olá,
    Preciso tirar um tempo pra maratonar. Espero curtir.
    Eu amava ter conta em tudo quanto é site, de uns tempos pra cá, reduzi e tenho me vigiado mais em relação ao que compartilho.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Nana!!

      Ah, faça isso sim, acho que vai gostar!

      Então, eu também tenho me policiado mais, ainda mais depois de assistir a série, haha.

      Bjão

      Excluir
  6. Oie,
    Vi vários comentários sobre essa série. Tanto positivo quanto negativo.
    Quero conferir para ter uma opinião própria.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jéssica!!

      Ah com certeza, é melhor você tirar sua própria conclusão.
      Eu sou a dos comentários positivos, com certeza hahaha

      Teve algumas pessoas que eu vi apontando detalhes técnicos, com os quais eu concordo, porém não diminuíram a qualidade da série, pra mim.

      Bjuss

      Excluir
  7. Olá!
    Assisti a série e estou curiosa com a continuação, eu já amava o ator desde Gossip Girl e ele fez um papel incrível nessa série. Acho que a série também serve para alertar sobre alguns tipos de relação, mas estou esperando o desfeche final para dar mais opiniões, haha. Amei a resenha, muito bem escrita. Parabéns!

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Maria Eduarda!!

      Muito obrigada ♥

      Eu também amava o ator desde GG, que é outra série que eu amooo! *-*

      Eu confesso que tenho um pouco de medo de uma segunda temporada, porque tá tudo tão finalizado, pra mim... vai que estraga né?

      Bjão

      Excluir
  8. Quero muitooo ver essa série mas não terminei Mundo sombrio de Sabrina ainda rsrs
    Será a próxima com certeza.

    Beijos

    Aceita Café?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Brenda!!

      Ainda não assisti Mundo Sombrio de Sabrina... fiquei com um medinho por algumas cenas que vi, haha.

      Bjão

      Excluir
  9. Amei sua resenha sobre essa série, ainda falta dois episódios para eu terminar ela, mas minha opinião foi bem parecida com a sua. Fiquei surpresa com os acontecimentos e até onde alguém vai para conseguir o que quer..

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kaila!!

      Muito obrigada! ♥

      Então, essa é aquela série que toda hora te faz arregalar o olho e pensar "QUEEEEE???" kkkk
      Mas eu adoro essas séries que deixam a gente atordoada, haha.

      Bjão

      Excluir
  10. A série é otima! Terminei em um dia e meio!!!!!!!!!!!!!!!! Dá pra acreditar ? A historia é super envolvente.

    www.umminutoparaocosmo.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!!

      Então, eu não consegui assistir assim tão rápido, mas foram váaarios episodios por dia, e terminei mais rápido que qualquer outra série, haha.

      Bjão

      Excluir
  11. Eu terminei de ver deus uns dias, eu adorei a citação de livros e autores. Eu estava com saudades de ver série deste tipo, particularmente eu gostei, vou falar sobre ele lá no blog.

    Ps. Obrigada pela visita lá no blog,

    Até mais!
    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!!

      Imagina, e obrigada a você também!

      Então, eu gostei bastante também dessa questão da valorização da leitura, em momentos de "fuga" da realidade, porque é algo muito real pra mim também!


      Bjão ♥

      Excluir
  12. Oie, tudo bem?
    Também adorei a série e concordo 100% com você: essa relação jamais pode ser shippada/romantizada. Apesar dos defeitos da Beck, nada justifica tudo que o psicopata do Joe fez com ela! Morri de pena no final.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Priscila!!

      Então, em alguns momentos eu até tava torcendo pra ele conseguir escapar, haha, mas não por achar certo o que ele estava fazendo e sim porque a gente tem esse negócio de torcer pros vilões as vezes né? kkk

      Mas no final não tinha como não torcer pela Beck, e não ficar desesperada junto com ela.

      Bjao

      Excluir
  13. Ainda não assisti a série mas vejo muitas pessoas elogiando muito a narrativa, então assim que eu tiver um tempinho vou conferir!

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Cássia!

      Isso, assiste sim, porque acho que vale muito a pena mesmo!

      Bjão

      Excluir
  14. Oi, Janaina! Tudo bem?

    Eu realmente amei esta série e como você falou, é incrível ver o quão boa a história consegue ser. Eu estou ansiosa pela segunda temporada, na minha opinião, acho que eles tem algumas pontas soltas que podem se desenvolver na segunda. Mas rezo para que não estraguem tudo.
    Adorei você levantar a questão de que não é uma história de amor. Infelizmente algumas pessoas estão romantizando e isso é triste.

    Beijos,
    Blog Magia é Sonhar
    Canal Magia é Sonhar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!!

      É verdade, é muito triste a romantização de uma relação tão doentia e, pior, culpando a Beck, que é a vítima, pela obsessão do Joe...

      Eu tenho bastante medo de estragar, haha, mas eu queria saber o que vai acontecer com esse homem, porque, pelo amor de Deus, algo tem que acontecer com ele, hahaha.

      Bjão

      Excluir
  15. Olá,

    Eu comecei a assistir essa série agora. Ela trás um tema bem forte, e nos mostra como alguns "pensamentos" ruins estão enraizados na gente, pois mesmo sabendo que Joe é doente, que suas atitudes são erradas, muitas vezes (no começo) nos vemos perdoando ele pelo que ele faz por Paco (acho que é esse o nome do garoto), porém ta tudo errado, ele não se mostra alguém saudável.. Como disse, recém comecei, pode ser que me surpreenda ao longo da temporada.


    Livrosrabiscando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee

      É verdade, principalmente com esse cara, a gente pode até pensar: "ah, tudo bem, porque ele era muito babaca mesmo!", mas nãaaaao, pelo amor de Deus, não tá tudo bem!!

      Espero que goste da série, e sim, ela surpreende em vários momentos ainda!

      Bjão

      Excluir
  16. Oie!
    Eu li o livro e não curti muito, infelizmente. Mas quero muito ver a série porque estou ouvindo bastante elogios, acho que vai valer a pena. Isso que você ressaltou sobre o relacionamento deles é muito importante. Vejo muita gente romantizando isso e eu fico preocupada, pois é um relacionamento totalmente doentio. É assustador essa romantização.
    Espero que eu goste mais da série.
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana!

      Ah que pena, porque eu realmente queria muito ler o livro, mas você não é a primeira a dizer que não vale muito a pena... :(

      Mas assista sim, eu amei e super recomendo!!

      Sobre a romantização, é preocupante mesmo, especialmente entre os mais novinhos
      :(

      Bjão ♥

      Excluir