Olá pessoal!

Esse será mais um post, da série de posts do livro "100 segredos das pessoas felizes", do David Niven. 

Serão textos onde falarei sobre algum capítulo do livro que achei interessante, e que acredito que também possa agregar na vida de vocês, fazendo um breve resumo do capítulo em questão.

O texto de hoje tem muito a ver com a minha crença. Essa crença é derivada da minha religião, mas acredito que faça sentido para quem tenha outro tipo de fé, ou até para quem não acredita num Ser superior. O tema de hoje é o nosso propósito nesse mundo.

Eu acredito que todo mundo esteja aqui no mundo com um propósito, não apenas para preencher um espaço, ou para ser "figurante" na vida de outra pessoa. Também acredito que, para esse propósito tinha quer ser VOCÊ, tendo nascido dos seus pais, na data em que nasceu, vivendo a vida que viveu até aqui. O mundo seria diferente se VOCÊ não existisse, e todas as pessoas com quem você já conviveu seriam diferentes.

De vez em quando eu gosto de fazer essa reflexão. Parece ser um pouco presunçoso, mas eu juro que não é. Tente fazer esse tipo de reflexão de vez em quando, porque é importante reconhecermos a nossa importância no mundo em que vivemos, e as consequências da nossa presença na vida das pessoas ao nosso redor.



Você não precisa ter feito nada de extremamente extraordinário na vida para que sua existência nesse mundo tenha sido importante. Pense por exemplo em como seria a vida dos seus pais, dos seus irmãos, sem a sua existência? E na escola, os amigos com quem você conviveu, as perguntas específicas na escola que todos os seus amigos riram, o seu professor que te tinha como preferido ou como o terror da sala... Os seus namoradinhos... O seu emprego, com aquele tipo de serviço que só você sabe fazer, com um método que você mesmo desenvolveu...

Além dos impactos que nossa existência tem na vida daqueles com quem convivemos de perto, nós também afetamos e somos afetados pela existência daquelas pessoas com quem não temos convívio,  mas que vivem no mundo conosco.

Por isso, sempre que o desânimo bater, que aquela vozinha irritante que diz: "você não tem importância pra ninguém!" bagunçar sua mente, saiba que você tem um propósito nesse mundo,e  que sua existência afeta a vida de muitas pessoas, que não viveriam da mesma forma se não fosse o fato de VOCÊ ter nascido!

O texto traz um estudo que foi realizado com idosos que aponta que um dos fatores mais importantes para a felicidade é saber que a sua vida tem um propósito, e que sem esse propósito definido, sete em cada dez participantes do estudo se sentiam inseguros em relação a suas vidas.

Espero de verdade que esse texto tenha te ajudado de alguma forma. Caso conheça alguém que precise ler essas palavras, compartilhe com ele!



Beijinhos!


"O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade." Pv 17:17


24 Comentários

  1. Não é fácil encontrar o nosso propósito, mas é importante que a gente saiba que cada um tem o seu. Não é atoa que estamos aqui!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kaila!

      É bem isso mesmo, saber que todos temos um propósito, já nos dá uma dimensão do quão importante é nossa existência!

      Bjão ♥

      Excluir
  2. Olá, Janaina.
    Antes eu pensava que no meio de tantos milhões de pessoas eu nem fazia diferença. Mas depois comecei a refletir e vi que não é verdade. As vezes um único gesto da gente marca e muda a vida de outras pessoas e as vezes nem sabemos disso na hora, só anos mais tarde que ficamos sabendo. Gostei da sua reflexão.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Sil!

      Muitas pessoas pensam assim, e parece presunçoso pensar (ou falar) algo diferente disso. Porque acho que o mundo, a sociedade nos impõe muito isso de que somos apenas um grãozinho em todo o nosso universo, mas mesmo sendo grãozinhos, é importante termos a convicção de que, sem esse grãozinho que somos nós, o mundo seria diferente!

      Bjão ♥

      Excluir
  3. Oi Janaína,

    Texto inspirador. Eu acredito também que todo mundo esteja aqui no mundo com um propósito e um caminho a seguir a cabe a nós com nossas escolhas fazer nossa própria história.
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jéssica!!

      Obrigada! ♥

      Sim, é isso mesmo! É algo tão "simples", mas se pararmos pra pensar, é algo que pode mudar nossa percepção a respeito de nós mesmos, e assim contribuir para o aumento da nossa felicidade!!

      Bjão ♥

      Excluir
  4. OI, Jana
    Também acredito que todos estamos aqui por algum propósito que Deus colocou em nossas vidas. As coisas acontecem por algum motivo, mesmo que tenhamos o livre arbítrio para decidir qual caminho devemos seguir. Quando temos o foco em algo, fica mais fácil não se desviar dele, por isso é importante o propósito, colocar na mente aquilo que queremos atingir.

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Miriã

      Sim, é exatamente isso!
      Eu também acredito que Deus tenha um propósito pra cada um de nós, mas mesmo quem não acredita em Deus, também deve ter em mente a sua importância nesse mundo.

      Bjao ♥

      Excluir
  5. Eu tenho meditado nisso ultimamente e procurando saber qual é o meu propósito neste mundo. Será que tem alguma ligação com a vida passada? Algumas pessoas acreditam que a nossa vida tem ligação com a nossa vida passada, inclusive para resolver questões que ficaram pendentes.. Um dia eu acho qual é o meu propósito rs

    Lindo texto ♥

    It's Lizzie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lizzie

      Eu acho que o importante é você saber que tem um motivo pra sua existência, e assim, se perceber como alguém importante no mundo.

      Bjão ♥

      Excluir
  6. Amei a reflexão! É difícil encontrarmos nosso proposito em um mundo que teima em dizer que não somos bons o suficiente.

    Seu blog é maravilhoso, ganhou mais uma seguidora

    Beijo <3

    www.alimentopraalma.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Aninha!

      Que bom que gostou, fico muito feliz!

      É isso mesmo, tem pressão pra todo lado, mas se a gente conseguir desenvolver essa noção da nossa importância e dos nossos propósitos, já nos ajudará muito!

      Bjão ♥

      Excluir
  7. Oi, Janaina!
    Realmente o ser humano necessita de um propósito na vida. O difícil é encontra-lo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!!

      É verdade Luiza!
      Espero que todos encontremos o nosso! *-*

      Bjão ♥

      Excluir
  8. Acho que todo mundo em um certo tempo na vida acaba fazendo essa pergunta: Pq estamos aqui? Eu sempre reflito e sei que um proposito Deus tem para mim e cada um Deus fez o seu.
    https://www.divagandopalavras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Brubs

      Verdade, eu concordo que Deus tenha um propósito na vida de cada um de nós, e só em saber isso já nos dá uma paz né?

      Bjão ♥

      Excluir
  9. Olá Janaina!
    Poisé, às vezes o senso comum parece querer nos sabotar, com o pensamento de que só é importante quem fez uma grande invenção ou tem um nome proeminente na história. Mas sabemos que os pequenos gestos de amor de cada dia na vida do outro nos tornam especiais para aqueles que nos rodeiam; é verdade, super concordo. Beijos

    https://www.rapeizedinamica.biz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lincoln

      É verdade, por isso é importante termos a consciência dos nossos propósitos e da nossa importância.

      bjuu ♥

      Excluir
  10. Amei muito essa reflexão e, de fato, era uma coisa que eu precisava ler. Volta e meia essa vozinha irritante aparece na minha cabeça, ontem antes de dormir, por exemplo. Mas sempre acontece alguma coisa pra lembrar que ela tá errada. Hoje foi abrir o teu blog e dar de cara com esse texto, então obrigada! <3

    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Gabs

      Nossa, fico feliz, de verdade! Muito obrigada por compartilhar isso comigo! ♥
      A intenção é realmente essa, de que os textos possam ajudar as pessoas de alguma forma, assim como tem me ajudado.

      Bjuu ♥

      Excluir
  11. Adorei a reflexão, juroooo era algo que eu estava precisando ler no momento.

    Folhas De Netuno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!!

      Que bom, fico muito feliz mesmo, porque a intenção é mesmo essa, de ajudar quem estiver precisando ler essas palavras.

      Bjuu ♥

      Excluir
  12. Oi Jana,
    Adorei a ideia do seu projeto. Percebe-se que o livro te trouxe uma baita mensagem inspiradora.
    Fiquei respondendo as perguntas mentalmente, me senti feliz por talvez ter sido importante na vida da minha ex professora de Inglês haha

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Nana!

      Sim, foi um livro muito enriquecedor e inspirador pra mim, e assim que terminei de ler já pensei na mesma hora que tinha que vir dividir no blog os ensinamentos que ele traz.

      Hahaha, eu também, enquanto escrevia, me lembrava de algumas situações que passei, kk.

      Bjuu ♥

      Excluir