Título13 Segundos
Autor: Bel Rodrigues
Editora: Galera Record

Pág: 304
Tempo de Leitura: 31 dias

O livro conta a história de Lola, uma garota que frequenta o ensino médio, que está cercada de amigos e amigas que a entendem e a fazem muito bem, além da sua família, que é muito apoiadora e extremamente acolhedora. A história começa com Lola terminando seu namoro com Leo, que, após um tempo curtindo a bad do fim do relacionamento, conhece John, um completo desconhecido que cruza com ela em uma festa, e com quem ela tem uma noite de sexo sem compromisso. Quando as aulas voltam para Lola e seus amigos, ela descobre que o completo desconhecido está estudando em sua escola. Ele é do Canadá e estava fazendo intercâmbio no Brasil, mais precisamente, na mesma sala que ela.

Aos poucos, em meio ao desenrolar dos relacionamentos de seus amigos também, Lola e John se conhecem melhor e começam um tipo de relacionamento, com muita empatia, muito companheirismo, e muita química.

Lola é uma excelente cantora, e, após muita pressão dos amigos e de sua mãe, ela decide se filmar cantando e colocar suas músicas no Youtube. Qual não é sua surpresa quando ela consegue milhares de visualizações, e comentários muito incentivadores sobre sua voz e seu talento. Ela está vivendo uma fase perfeita em sua vida, e parece que nada poderia atrapalhar aquele momento.

Porém, Lola ainda tinha em seu encalço o ex, que de vez em quando fazia questão de mostrar que estava por perto, e que ainda gostaria de reatar o relacionamento. Mas, quando descobre que ela e John estavam realmente juntos, ele faz algo que mudaria completamente a vida de Lola, fazendo-a repensar toda a sua vida, seu novo relacionamento, seu futuro, e sua ideia de se lançar publicamente como cantora no Youtube.

Treze Segundos é um livro narrado em primeira pessoa, por Lola. O mais interessante para mim, e que realmente me fez querer ler o livro, é que ele foi escrito pela Bel Rodrigues, uma youtuber que fala sobre livros, mais especificamente, livros de crimes reais ou fictícios, e histórias reais de assassinatos e serial killers, ou seja, ela fala sobre meu gênero preferido e obviamente eu não poderia deixar de ler o livro que ela escreveu.

A história se passa com jovens, num ambiente basicamente escolar, e com todos os dramas, preocupações e reviravoltas que acontecem na vida dos jovens/adolescentes (exceto pelo que acontece no fim, que, infelizmente, pode ocorrer com qualquer um, em qualquer idade). Acho que, por isso, eu não consegui me identificar muito com os personagens, e demorei um pouco para conseguir finalizar a leitura, tendo inclusive a abandonado quase no final, mas voltando para concluir a história.

Apesar disso, sendo um livro voltado para esse público, acredito que a história realmente cativa pessoas que estejam passando por essa fase, ou que também tenham vivenciado uma história parecida com a de Lola,e, se o leitor conseguir se conectar com esses personagens, com certeza a leitura vai ser muito enriquecedora, e fornecer aprendizados muito pertinentes para a época em que vivemos hoje.

Enfim, eu gostaria de ter lido esse livro quando mais jovem, mas, apesar disso, eu gostei da história, acho que passa uma mensagem muito importante, além é claro, de conter um romancezinho bem gostosinho de ler, e que faria qualquer adolescente/jovem desejar um igual, rs.

E aí, você já leu Treze Segundos? Me conta nos comentários o que achou, e se concorda com meu ponto de vista.

Beijinhos!


"O amor não pratica o mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento da Lei." Rm 13:10


19 Comentários

  1. Olá, Janaína! Eu já vi muitos comentários positivo dessa obra. Eu particularmente ainda não o li, apesar de ter curiosidade em lê-Lo e tirar minhas próprias conclusões. Ótima resenha, parabéns! Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      Sim, isso mesmo, tem que ler mesmo para saber.
      É um livro muito bom, pena não ter me identificado muito.

      bjus ♥

      Excluir
  2. Olá!
    Conexão com os personagens é tudo, né?
    Esse livro está na minha lista de leitura há um tempo. Talvez eu também não seja o público alvo do livro, mas fiquei curiosa.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Ah, eu também estava muito curiosa com a leitura.
      Mas, é bem isso, se não rolar essa conexão, parece que a leitura não flui muito bem...

      Bjus ♥

      Excluir
  3. Oi Janaína,
    Eu já li e gostei do livro. Acho que tem uma construção um pouco 'curta' do problema da Lola, mas faz parte da proposta da autora, por ser um livro para jovens.
    Claro que daria para pesar mais no drama, mas talvez não fosse a hora, até porque foi a estreia da Bel como autora solo.
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Então, essa foi uma decepçãozinha, porque esperava que abordasse mais o problema, mas, como você disse, por ser um livro jovem, acredito que a autora tenha preferido abordar dessa maneira menos pesada...

      Bjus ♥

      Excluir
  4. Oi Jana, tudo bem?
    Entendo sua dificuldade de conexão com os personagens, tenho sentido isso também dependendo do livro. Mas o tema é super importante e acho ótimo que tenha um livro com esse tema voltado aos jovens.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie!
      Td bem sim e vc?

      Eu também acho, muito importante, para que os jovens se "familiarizem" com o tema, no sentido de entender o que está acontecendo antes de fazer pre julgamentos, e também para, talvez, saber lidar melhor caso aconteça com ele mesmo.

      Bjus ♥

      Excluir
  5. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas ainda não conhecia de fato. Fiquei muito interessada, obrigada pela dica.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  6. Oi Janaina,

    Eu não li o livro, mas ouvi falar bem da história.
    Uma pena você não ter se identificado como esperava.
    Dica anotada!
    Bjs e uma boa semana!
    Diário dos Livros
    Conheça o Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      É um livro muito bom, apesar dos pesares, então recomendo que leia sim, e veja o que acha.

      Bjuus ♥

      Excluir
  7. Isso de não nos identificarmos com os personagens realmente atrasa um pouco a leitura, mas parece ser um livro bom.

    Iasmin Guimarães | E agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie

      Nem me fale... atrasou demais, a leitura não ia de jeito nenhum kkk
      Mas no fim, consegui concluir, isso que importa kkk

      Bjus ♥

      Excluir
  8. Hi dear,
    You have created a beautiful site and I also read some of your nice posts. These are very interesting and useful for all. You have also selected very nice content. I think people would be benefited to read your contents.

    I have a great collection of many website and blog links where you can place a comment with your blog link to get more traffic. If you want to Get More Free Organic Traffic you are welcome to visit my blog.

    Wish your good luck.
    Thanks

    Click here to get more free organic traffic

    Click Here To Learn Free English Language

    ResponderExcluir
  9. Oii Samara!

    Ah que legal! Fico muito feliz mesmo! De verdade, obrigada! ♥

    Vou visitar o seu tbm! :D

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  10. Oi Janaina
    Ainda não li o livro da Bel, mas já tinha ele na minha lista de leituras futuras, principalmente por ser um livro nacional. Confesso que a premissa dele não me atraiu tanto assim, até o momento, mas ainda assim gostaria de ler e descobrir o que acho.

    Beijos!!
    ABOBRINHA COM CHOCOLATE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Ah sim, tem que ler mesmo, para tirar suas próprias conclusões.
      Espero que goste.

      Bjinhos♥

      Excluir