TítuloMenina Boa Menina Má
Autor: Ali Land
Editora: Record
Pág: 376 


O livro conta a história de Annie, uma menina de 15 anos que denunciou a sua mãe, uma serial killer e psicopata, que assassinava crianças em sua própria casa. Só por essa simples frase já dá pra ter uma dimensão de que essa vai ser uma história bem pesada.

Após a denúncia feita por Annie, a mãe dela é presa, e a menina é levada a um abrigo, onde um psicólogo, Mike, lhe oferece um lar temporário, enquanto ocorrem os trâmites para o julgamento da mãe dela, no qual Annie irá participar. Esta tem seu nome alterado para Milly, a fim de ser preservada nessa nova escola e vizinhança onde estará inserida, para que não a associem a psicopata da sua mãe.

Nessa nova casa onde Milly passa a morar, além do Mike, a família é composta pela esposa dele, Saskia e sua filha Phoebe. Saskia é uma mulher completamente alheia ao mundo ao seu redor, que muitas vezes parece estar chapada de remédios e que não consegue estar inteiramente presente para a família, especialmente para a filha. Phoebe é uma adolescente rebelde em casa, que desrespeita completamente sua mãe e que muitas vezes parece odiá-la, devido ao completo abandono afetivo que sofre por parte dela. Mas na escola Phoebe consegue ser muito pior, realizando bullyng com as pessoas que não se encaixam no que ela enquadra como "normal", ou com aqueles mais frágeis que ela.

O livro vai nos mostrando então a "adaptação" de Milly a essa nova realidade, com Mike lhe fazendo sessões de hipnose pra que ela consiga acessar os conteúdos relacionados aos assassinatos cometidos por sua mãe, para que possa falar melhor sobre isso quando ocorrer o julgamento. Ela também tem que lidar com Phoebe, que a atormenta em todos os sentidos, por achá-la "estranha", pelo fato do Mike passar muito tempo com ela, por ser uma menina muito frustrada com tudo e querer ser o centro das atenções. Phoebe não sabe a verdadeira identidade de Milly. Só quem tem essa informação são os "pais", Mike e Saskia, e a diretora da escola.

Além de ter que lidar com todas essas coisas, Milly fica o tempo todo ouvindo a voz de sua mãe em sua mente, julgando-a, dizendo o que deve ou não fazer, a atormentando em seus sonhos todas as noites. Devido a tudo que presenciou e também tudo o que sofreu, Milly tem traumas psicológicos profundos (além de alguns traumas físicos) e tenta lidar com isso sozinha, não contando ao psicólogo nem a ninguém quais são os seus reais e verdadeiros sentimentos, seus medos, e seus anseios.

O livro é narrado em primeira pessoa por Annie, o que nos deixa ainda mais sufocados, por estarmos na "pele" dessa menina que é tão traumatizada, tão machucada e que foi tão transformada devido as suas vivências.

O começo do livro foi bem angustiante pra mim. A narrativa ia nos revelando aos poucos quem era Milly (Annie), sua mãe, e o que ocorreu na casa dos horrores onde ela vivia. Acompanhar os pensamentos da Milly foi bem pesado, especialmente no início, porque não estava esperando por aquilo sendo exposto assim, tão cru na nossa frente.

O livro como um todo foi muito bem escrito, e nos deixa com aquela sensação de aperto no coração, de desespero por se colocar no lugar da menina, mas também no lugar dos outros personagens, como da Phoebe, que é muito negligenciada pela mãe, da Saskia, que vive em um mundo paralelo a realidade, não estando 100% presente em nenhum momento, do Mike, que tem que conseguir lidar com toda a bagagem de Milly, além de administrar a presença dela no meio de sua família que já é desajustada.

Porém, apesar de ter gostado muito da história, de como os personagens foram se desenvolvendo e se revelando para o leitor, eu achei que o final não foi tudo o que eu esperava. O julgamento da mãe de Annie é realizado praticamente no fim do livro, e era nesse momento que eu esperava que algumas coisas fossem melhor explicadas, eu esperava que, todas aquelas pinceladas sobre o que ocorria na casa, que a gente sabe através de Milly, fosse enfim costurado e explicado com mais detalhes nesse momento. Não detalhes de como a mulher assassinava as crianças, mas como elas chegaram até ela, como era realmente a participação de Annie nessa loucura toda, como foi que tudo chegou no ponto onde chegou. Além disso, a revelação final foi meio que esperada por mim, devido a toda a história de Annie.

Apesar disso, eu achei o livro muito bom. Apesar de ler bastante livros do gênero thriller, suspense, etc, esse me surpreendeu pelo terror psicológico que nos faz sentir, pelas dúvidas que nos causa, por nos despertar a curiosidade de querer saber o que vai acontecer a cada fim de capítulo.

Enfim, apesar de alguns pequenos detalhes, eu gostei demais dessa leitura, e recomendo muito o livro para quem gosta do gênero, porque ele com certeza vai mexer com o leitor.

E você, gosta de livros desse gênero? Já leu Menina Boa Menina Má ? Me conta aí nos comentários o que achou, e se partilha da mesma opinião que a minha.



Beijinhos!



"Na casa do meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lher lugar." Jo 14:2


10 Comentários

  1. Oi,Janaína. Eu li essa obra já faz um tempinho já, inclusive lendo a sua resenha pude me lembrar de alguns detalhes que já haviam sumido de minha lembrança. Adorei sua análise, lembro-me que, quando o li, fiquei muito angustiado com certas partes contidas nesse livro, contudo foi uma leitura prazerosa pra mim. Para quem curte o gênero é um livro excelente para se ler. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É verdade, é um livro muito bom, e cumpre muito bem seu papel de nos deixar apreensivos durante a leitura, mas acho que eu esperava demais dele, e acabei me decepcionando por isso kk

      bjos

      Excluir
  2. Oi Janaína!
    Eu adoro ler thrillers, mas esse me parece ser um pouco previsível, por isso não cheguei a colocar na minha listinha. Já li outras resenhas com ressalvas sobre o final tbm.
    Bjs
    A Colecionadora de Histórias - Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Então, infelizmente acho que ficou faltando! O livro é excelente, a sua premissa é muito boa, mas ficou faltando conteúdo na minha opinião.

      bjus ♥

      Excluir
  3. Olá Janaína, eu amo thriller psicológico e esse me conquistou. Logo pela capa e pela sinopse, já sabia que iria gostar dele. =)
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Ah, que bom que gostou! Ele é incrível mesmo, mas fiquei um pouco decepcionada com o final, eu confesso...

      bjus ♥

      Excluir
  4. Oi Janaína,
    Eu gostei muito da leitura desse livro. Por mais que seja meio parado, acho que tem uma pegada psicológica muito intesa e isso me fez dar 5 estrelinhas a ele. Gosto dessa coisa mais 'dentro da mente', sabe? Como psicopatas se justificam.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      É verdade, esse lado psicologico, que realmente nos deixa angustiados, é muito bom! Mas acho que esperava mais, uma abordagem mais profunda, mais detalhista, sei lá...

      bjuus ♥

      Excluir
  5. A premissa do livro é muito interessante, com certeza é uma história que eu gostaria de ler, apesar do tema ser bem pesado.

    www.estante450.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito interessante mesmo, e acho que vale a pena, apesar de eu ter sentido falta de mais aprofundamento em algumas partes.

      Bjuus ♥

      Excluir