Oie amores!

Esse será mais um post, da série de posts do livro "100 segredos das pessoas felizes", do David Niven. 

Serão textos onde falarei sobre algum capítulo do livro que achei interessante, e que acredito que também possa agregar na vida de vocês, fazendo um breve resumo do capítulo em questão.

O texto de hoje fala sobre compras! Sim, um livro motivacional que te incentiva a comprar, mas não do jeito que você está pensando.

Sabemos que o consumismo desenfreado é extremamente presente hoje em dia, atingindo todas as faixas etárias, muito devido ao fato de estarmos sempre expostos e recebendo propagandas e incentivos ao consumismo de todos os tipos a todo momento, por meio da televisão, redes sociais, até mesmo de livros.

Sabemos também que o acúmulo de coisas vem sendo estudado, sendo considerado um sintoma de que algo não está bem psicologicamente. Muitas pessoas costumam comprar e acumular muitas coisas como uma forma de preencher um vazio, ainda que inconscientemente, que sentem em suas vidas. Algumas pessoas começam esses atos consumistas inclusive depois que algo de ruim lhes aconteceu, ou como uma forma de superar um dia ruim.

Bom, sabendo de tudo isso, o livro ainda vai nos incentivar a comprar? Sim! Mas de maneira consciente! Não devemos acumular coisas de que não precisamos, abarrotando nossas vidas de pertences que não nos agregam em nada, mas devemos sim nos permitir comprar aquilo que realmente queremos ou que precisamos.



Com a ascendência do minimalismo, muito se fala sobre viver bem com menos, e essa é uma filosofia da qual eu gosto bastante, e concordo, pois é visível o bem que isso faz. Porém, muitas pessoas chegam ao extremo, se privando de exatamente tudo a fim de não consumir mais. Mas a dica que o livro traz é: permita-se comprar aquilo que é importante para você, aquilo que lhe dá prazer, pois esse é um gesto de generosidade e estima para com você mesmo.

Dar muita importância aos bens materiais é algo que pode sim diminuir nossa felicidade, mas adquirir determinados bens de que precisamos ou queremos, podem contribuir para nosso bem estar pessoal. Se você compra aquilo que é importante pra você, isso lhe causará uma satisfação que eliminará a necessidade de encher sua casa com a loja toda, e consumir desenfreadamente.

Espero de verdade que esse texto tenha te ajudado de alguma forma. E que possamos ser cada dia mais gentis conosco mesmo, sendo conscientes daquilo que consumimos de todas as maneiras, e não nos privando daquilo que realmente nos faça feliz.

Caso conheça alguém que precise ler essas palavras, compartilhe com ele!


Beijinhos!



"Desci dos céus, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade Daquele que me enviou." Jo 6:38


2 Comentários

  1. Oie. Um assunto bem interessante esse, e até mesmo um pouco contraditório, pois mostra uma faceta do ser humano difícil de ser mudada, ou até mesmo eliminada caso a pessoa assim o queira. No meu entender a principal causa desse distúrbio comportamental em certas pessoas, deriva-se principalmente de um impulso inconsciente irresistível de comprar coisas ao qual não precisa-se verdadeiramente e, sirva de algum modo em sua vida prática. É realmente muito complicado ter de mudar hábitos, mesmo esses hábitos sendo nocivos a quem o pratica. Ainda bem que sou um ser consciente e, normalmente só compro o que realmente eu preciso. Muito raramente eu compro algo superflúo, essas frivolidades até, em certo grau me causam uma certa repulsa em fazê-lo. Mulheres em geral são mais suscetíveis à esse comportamento impulsivo de comprar e comprar e comprar, infelizmente para elas é mais complicado de se mudar esse comportamento devido a ansiedade. Mulheres em geral sofrem mais com ansiedade do que os homens, levando-as aos gastos excessivamente. Outro fator que contribue bastante para o impulso por compras é a questão hormonal também. Enfim, são muitos fatores que combinados geram esse mal estar em qualquer pessoa. Um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não conhecia esses dados a respeito da ansiedade ser maior em mulheres do que em homens, nem que elas geralmente são mais compulsivas.
      Realmente, é algo dificil de mudar, e a pessoa que assim o quiser, tem que ter muita força de vontade e perseverança. Eu mesma sou uma pessoa que sempre comprei muito do que não precisava, mas as situações da vida vão nos moldando, e as vezes é necessário mudar, nem que não seja por livre e espontânea vontade, mas por necessidade, rs.

      Bjs

      Excluir