Oie amores!

Esse será mais um post, da série de posts do livro "100 segredos das pessoas felizes", do David Niven. 

Serão textos onde falarei sobre algum capítulo do livro que achei interessante, e que acredito que também possa agregar na vida de vocês, fazendo um breve resumo do capítulo em questão.

O texto de hoje fala sobre tratar seu trabalho como uma vocação. Quando encaramos nosso emprego apenas como um trabalho, a tendência é que este se torne uma carga, um peso para nós, não trazendo nenhum crescimento ou realização profissional. Mas, vendo-o como uma vocação, este vai se transformar numa expressão sua, numa importante parte da sua vida.

Vocação é uma tendência, uma inclinação da pessoa, que leva em conta suas aptidões e seus interesses, que levam a pessoa a exercer uma determinada profissão. Claro que nem sempre aquilo para o qual temos uma vocação será nossa profissão. Porém, mesmo nesses casos, nós podemos utilizar de elementos da nossa vocação em nossos empregos, a fim de torná-los um instrumento para nosso crescimento e desenvolvimento.



Uma pesquisa realizada com mulheres, a respeito de seus empregos, foi identificado que, mesmo entre aquelas que tinham o mesmo emprego, haviam aquelas que viam seus trabalhos como uma carga pesada, algo que trazia aborrecimento, e também aquelas que viam seus empregos como uma experiência positiva que lhes trazia realização e autonomia. E, entre aquelas que viam seus trabalhos como uma vocação, a felicidade era em torno de 28% mais alta que as demais.

Espero de verdade que esse texto tenha te ajudado de alguma forma. E que possamos exercer nossos trabalhos de forma a serem também um instrumento para nossa felicidade e nosso crescimento como pessoas.

Caso conheça alguém que precise ler essas palavras, compartilhe com ele!


Beijinhos!

"Desci dos céus, não para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade Daquele que me enviou." Jo 6:38


18 Comentários

  1. Olá, adorei a postagem! Concordo! Acredito que boa parte da população não é feliz com o trabalho que exerce. Se a pessoa tiver o privilégio de escolher, acho importante seguir o caminho sempre mais próximo daquilo que vc goste para não se tornar carga.

    Beijo
    http://www.leiapop.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    bom texto, mas confesso que não consigo ver meu trabalho como vocação, eu trabalhando dando suporte de um sistema especifico para a prefeitura e é cansativo lidar com concursador, tenho vergonha, mas já chorei 3 vezes em meu serviço por conta de pressão de cliente, pois fiquei com medo de ser demitida, ele me cansa mentalmente.

    http://momentocrivelli.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise!
      Eu sei como é essa sensação, e não é algo de que se envergonhar. Eu também já chorei algumas vezes nos meus trabalhos, por causa de pressão de cliente, de empregador, de intriga entre funcionários... acho que, se o seu trabalho não tem te feito bem, por mais que seja difícil, o melhor é procurar algo que não te deixe doente psicologicamente. Porque nada, nada mesmo, paga a nossa saúde mental, e por mais que seja duro buscar outra coisa, e por mais difícil mesmo que seja, se você não estiver bem mentalmente, isso vai interferir em todas as outras áreas da sua vida.
      Espero que consiga ficar bem, e que encontre algo que te faça bem, de verdade!

      Bjao ♥

      Excluir
  3. Já vou comprar esse livro. E concordo que temos que ver o lado bom e o que fazemos como vocação pois, se for um emprego apenas para pagar as contas se torna pesado e uma hora fica insuportável continuar.
    Amei.
    beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Que bom que gostou! Isso, leia, ele é transformador!

      Verdade, a pior coisa é acordar se sentindo mal por ter que ir trabalhar, vivenciar esse emprego como uma carga... :(

      Bjao ♥

      Excluir
  4. Oi Janaína.
    Eu super concordo. Sou feliz com o curso que eu escolhi mesmo não sendo uma profissão conhecida por deixar pessoas ricas. Ser feliz é essencial e a raiva que eu passaria fazendo algo que eu não gosto não compensaria.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Também passo pela mesma situação. Quando estava cursando a faculdade o que eu mais ouvia dos próximos era que eu tinha escolhido um curso que não dava dinheiro, kk. Mas também não me imaginaria fazendo nada mais. Mesmo que as vezes aconteçam coisas que nos deixam mal, todo o amor pela profissão acaba compensando essas pequenas infelicidades.

      Bjao ♥

      Excluir
  5. Que dica boa, Jana! Realmente, quando olhamos pros nossos trabalhos de uma forma positiva, a probabilidade de ficarmos mais felizes é muito maior e acho que isso serve pra tudo na vida, né?

    Um beijão,
    Gabs | likegabs.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza!
      Acho que tudo na nossa vida começa com uma boa saúde mental, e se isso não estiver em ordem, seja por causa de trabalho, vida pessoal, ou qualquer outra coisa, todo o resto entra em desequilíbrio, e sofre as consequências de não estarmos bem.

      Bjao ♥

      Excluir
  6. É tão bacana encontrar esses impulsionamentos para o autoconhecimento. Amei saber sobre o livro e sobre a pesquisa. Lindezura!

    semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Que legal que gostou! Espero que possa ler o livro também, pois é incrível, e foi realmente ótimo para a minha vida!!

      bjao ♥

      Excluir
  7. Olá!
    Como sempre um texto lindo e inspirador. Amei, parabéns.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  8. Ainda não havia pensado dessa forma, mas concordo plenamente. Encarar o trabalho como uma vocação tbm nos ajuda a melhorar sempre, buscando passar pelos nossos próprios desafios.
    Amei o post!
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥
    Canal no Youtube >> Me ajude a chegar em 1K inscritos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, nos impulsiona a sermos melhores, afinal, é nossa vocação, né?

      Bjao ♥

      Excluir
  9. Oi, Janaína.Tudo bem? Se todos nós pudéssemos seguir a vocação seria o ideal, mas infelizmente em nossa Realidade as coisas são bem diferentes. São poucos, ou até mesmo nem todos conseguem o que realmente tem vocação e ou gostam de fazer verdadeiramente. Adorei. Um abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Sim, infelizmente nem todos podem fazer aquilo de que gostam, e é por isso que tem tanta gente que "odeia" seus empregos e que sofrem com os problemas relacionados a isso, como stress, fadiga, ansiedade...

      Bjao ♥

      Excluir