TítuloHarry Potter e a Câmara Secreta
Autor: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Pág: 287

O segundo livro do Harry vai contar sobre seu segundo ano em Hogwarts. Ele ainda está passando as férias de verão com seus tios Dursley, e vivendo seus piores momentos com essas detestáveis pessoas. No dia do seu aniversário, que por acaso é no mesmo dia em que seu tio está fazendo um jantar visando ganhar bastante dinheiro com uma transação, fazendo Harry ficar escondido e se fazer de "inexistente" em seu quarto, este se depara com Dobby, uma criatura que comumente é escrava de outros bruxos. Dobby foi até Harry para lhe orientar a não voltar para Hogwarts, porque algo terrível iria lhe acontecer se voltasse. Após Dobby fazer algo que enfurece ainda mais o tio de Harry, ele o prende em seu quarto, dizendo que ele não irá mais para a escola de magia, porém Rony e seus irmão vão salvá-lo dessa masmorra.

Harry passa alguns dias com a família de Rony, até que finalmente chega o dia de voltarem a Hogwarts. Eles fazem as compras de materiais no Beco Diagonal, porém antes disso Harry escuta sem querer a conversa do pai de Malfoy, Lucio, com um vendedor, onde ele diz querer vender algumas coisas suspeitas, ligadas a coisas "do mal". Eles reencontram Lucio na loja de livros, onde um futuro professor deles está dando autógrafos, onde Lucio desdenha de todos ali presentes: a família de Rony, Harry Potter, Hermione... Finalmente, quando chega o dia de irem a Hogwarts, a entrada secreta para pegar o trem se fecha antes de Harry e Rony conseguirem entrar, e eles vão até Hogwarts de carro.

Em Hogwarts, eles estão no segundo ano, e tem as suas aulas normais, sempre com alguma intriga entre Grifinória e Sonserina, tudo ocorrendo como em qualquer escola normal, até que Harry começa a ouvir uma voz que ninguém mais escuta, que fala sobre matar. Começam a aparecer pessoas petrificadas pela escola, começando por Norra, a gata, e indo até os alunos. Em meio a tudo isso, ressurge a "lenda" da Câmara Secreta, que seria um lugar onde há um monstro, e que somente um herdeiro da Sonserina conseguiria abrir e, por Harry conseguir falar a língua das cobras, um dom não muito comum e geralmente ligado a pessoas que não são do bem, alguns alunos passam a desconfiar que Harry é esse herdeiro.

Harry, Rony e Hermione então vão tentar descobrir mais sobre a Câmara Secreta, e quem seria o verdadeiro herdeiro, até que Hermione aparece petrificada, e eventos ainda mais terríveis começam a acontecer, o que faz com que os meninos encontrem a resposta e vão em busca da solução desse mistério.

Esse é o segundo livro da série que eu leio, e que arrependimento de não ter começado antes! Sim, é uma história bem juvenilzinha, mas é tão gostosa de ler, os personagens realmente nos cativam, e a leitura nos traz diversos sentimentos, nos colocando na pele deles.

Eu confesso que as vezes fico irritada com o Harry, porque ele se coloca em situações em que fica difícil realmente acreditar que ele é inocente, haha. Eu acho que ele é um pouco ingênuo em alguns momentos, e isso faz com que ele quase sempre esteja no lugar errado, na hora errada, e isso é levemente irritante  às vezes. Mas isso não é de maneira nenhuma uma crítica, porque é algo que acontece geralmente em livros juvenis, onde há um vilão 100%  do mal e um personagem 100% do bem, porque há sempre essa rivalidade entre os dois, mas, obviamente, com o bem sempre vencendo no final.

Mas obviamente, além dessa leve irritaçãozinha, o livro é incrível, a história de Harry Potter e como ele vai crescendo como bruxo ao longo dos livros é muito bem contada, e muito emocionante também, porque, devido a toda sua história, não tem como não torcer por ele, por sua vitória no final das contas.

E você, é um atrasildo como eu, que ainda não leu essa obra? Ou é um fã de Harry Potter ? Porque só há essas duas opções hahah. Me conta aí nos comentários.


Beijinhos!

"Na casa do meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lher lugar." Jo 14:2


26 Comentários

  1. Oi, Janaína. Tudo bem? Eu li Harry Potter já faz um tempão e, confesso à você que não tenho vontade de lê-lo novamente. Não é pelo fato de eu não ter gostado dos livros que eu li, que por sinal são interessantes, mas pelo fato de que eu já passei dessa fase de ler obras infanto juvenis, prefiro os livros com temática mais adulta. Mas, concordo com você que o livro é muito bom. Ah, você começou a ler Harry Potter muito tarde ein? Brincadeiras à parte, apesar de você ser uma atrasilda em relação aos livros do bruxinho, o mais legal é que você leu, apesar de tardiamente e gostou do que leu. Antes tarde do que nunca não é mesmo. Um abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      É verdade, foi bem tarde que eu comecei, também já adulta, haha. Eu também não me interesso por literatura infanto juvenil no geral, mas essa é quase que um clássico, então eu resolvi dar uma chance, e amei!

      Beijinhos ♥

      Excluir
  2. Oi, Jana!
    Eu sou atrasilda também, haha
    E sou fã de uma forma bem doida!

    Eu conheci HP com os filmes, numa época que eu nem sabia da existência dos livros. Quando descobri que era adaptação fiquei louca pra ler, mas nunca havia tido a oportunidade de comprar os livros, antigamente era MUITO caro.
    Ganhei o box em 2017 e pasme, AINDA NÃO LI NENHUM rs
    Minha fila de leitura anda tão extensa que eu apelei tanto pra ganhar o box e ainda não consegui começar!
    Mas que bom que você tá gostando, eu como amante dos filmes te digo com toda certeza que você vai amar ainda mais!

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Ah que bom! Fico ainda mais animada com iso! :D

      Menina, agora meu sonho de consumo é ter o box dos livros, e se for numa edição especial, toda cheia dos detalhes maravilhosos, melhor ainda! hahaha

      Beijinhos ♥

      Excluir
  3. Oi Janaína,
    Eu sou mega fã de Harry Potter e esse é o livro que eu menos gosto, porque a Hermione não tem o devido reconhecimento. Ela é petrificada para descobrir a verdade e o Harry que leva a fama? Ridiculo! HAHAHAHAH
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Hahahaha, né? Super concordo! Mas tenho que dar a devida consideração pra ele também, porque o coitado quase que não sai dessa vivo, então, também mereceu! :D

      Beijinhos ♥

      Excluir
  4. Dos livros do HP só li o primeiro acredita? Mas dos filmes, Câmera Secreta é o meu preferido, quem sabe lendo o livro eu goste ainda mais da história não é mesmo?

    Instagram: https://www.instagram.com/estante450/

    Facebook: https://www.facebook.com/estante450/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Eu vi os filmes quando era criança, mas agora, conforme eu termino um livro eu já assisto o filme, para poder comparar e tal... E com certeza, os livros são maravilhosos!! haha Os filmes são bons também, mas não sei, me dão uma certa canseira... os livros me prendem mais, eu acho!

      Beijinhos ♥

      Excluir
  5. Olá!
    Eu ouvi Harry Potter? Menina que coisa mais linda esse baby de livro. Amei a resenha, espero que goste do terceiro, é meu favorito.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Realmente gostei bastante do terceiro livro, vai ficando melhor e melhor a cada livro...

      Beijinhos ♥

      Excluir
  6. Oi, Janaina!
    Eu li os livros do HP quando eu era bem novinha.
    E amei demais na época e ainda amo.
    Pelos seus comentários me deu até vontade de ler outra vez.
    E, relaxa, você ainda vai ficar com muita raiva do Harry com o passar os livros, haha.

    Beijoooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Acredito que sim mesmo, a cada livro é mais enrosco na vida desse menino hahaha

      Não vejo a hora de ler todos também! *-*

      Beijinhos ♥

      Excluir
  7. Eu quero muito ler a saga do Harry mas, ainda não li nenhum livro. Eu assisti todos os filmes e eu gosto muito. Em breve espero consegui ler todos.
    Beijocas lindona.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Que legal, espero que consiga lê-los em breve, porque são realmente muito bons!

      Beijinhos ♥

      Excluir
  8. Oi, tudo bem?
    Eu sou super atrasada como vc, haha.
    Já assisti todos os filmes, mas ainda não li nenhum livro!
    Adorei a resenha.

    Seguindo
    Beijos
    https://construindoestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Hahah que bom ter uma companheira de atraso haha.
      Nunca é tarde para começar, super recomendo! :D

      Beijinhos ♥

      Excluir
  9. Olá Janaina!
    Simplesmente sou fã da saga Harry Potter.
    Uma das coisas mais surpreendentes é que a sequência fica cada vez melhor, o que dificilmente ocorre na maioria das séries.
    Um beijo!
    EVENTUAL OBRA DE FICÇÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      É verdade, a cada livro a gente se apaixona mais! Eu não tenho muito o costume de ler séries, mas acho que tô pegando o gosto pela coisa, por causa do HP :D haha

      Beijinhos ♥

      Excluir
  10. Olá!
    Eu AMO Harry Potter, o terceiro é meu preferido, mas tenho muito amor por todos.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Eu li o terceiro a pouco tempo também, e gostei bastante. Entendo ser o preferido de muita gente :D

      Beijinhos ♥

      Excluir
  11. Oie Janaina!

    A ler sua resenha me deixou nostálgica. O Harry realmente parece ser um ímã para confusão, mas é interessante acompanhar a série e ver como a cada livro a temática vai amadurecendo junto com os personagens.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      É exatamente essa a definição haha. Mas eu tô gostando demais das leituras, e espero conseguir terminar todos o quanto antes! :D

      Beijinhos ♥

      Excluir
  12. Janaina, relaxa que você vai ficar muito irritada com o Harry ainda.
    É só o segundo livro!
    Hahahahahahaha
    Tem muito pepino para acontecer.
    Que bom que você está gostando, mesmo que seja uma história super juvenil.
    Mas você vai ver. A cada livro o negócio fica mais sério.

    Beijooos

    Teca Machado
    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah verdade, eu tô amando! :D
      Apesar de ser juvenil, acho que os personagens têm "amadurecido" no decorrer das leituras (li o terceiro também a pouco tempo), e acho que só está melhorando, haha.

      Beijinhos ♥

      Excluir
  13. Assisti todos os filmes, sonho em algum dia ler os livros também.
    Amei a sua resenha.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Vanessa!
      Que bom que gostou!

      Ainda estou na jornada da leitura de todos, haha, espero terminar esse ano!

      Bjao ♥

      Excluir