Título OriginalThe Woman in Cabin 10
Autor: Ruth Ware
Editora: Rocco
Pág: 320

O livro conta a história de Lo, uma jornalista londrina, que uma noite tem sua casa invadida por um ladrão. Isso a traumatiza de uma forma imensurável, afetando seu dia a dia, mas, especialmente, seu sono, fazendo com que ela nao consiga dormir.

Lo tem um trabalho de que não gosta muito, sendo assistente de uma mídia sobre viagens. Por conta desse trabalho, ela tem que embarcar em um cruzeiro, o Aurora, poucos dias após o assalto que tanto a traumatizou. Lá, ela deve fazer contatos e escrever matérias sobre esse cruzeiro, que está tendo sua viagem inaugural, e é extremamente exclusivo e chique.

Por conta da falta de sono, Lo está exausta física e emocionalmente, mas na primeira noite no cruzeiro, tenta fazer os contatos que sua chefe lhe ordenou, e participar do primeiro jantar. Enquanto se arruma para o jantar, ela conhece a sua vizinha de cabine, a mulher da cabine 10 (tcharan!), de quem ela empresta um rímel. No jantar, Lo conhece então todos os passageiros do cruzeiro, que são bem poucos, sendo a maioria jornalistas, fotógrafos, ou pessoas relacionadas a esse ramo de viagens. Conhece também os proprietários do cruzeiro, Richard e sua esposa. Esta tem câncer e está fazendo os tratamentos necessários e por conta disso está muito abatida e aparência muito frágil. Porém a passageira da cabine 10 não aparece no jantar.

Após essa primeira "confraternização" entre os passageiros, enquanto tenta dormir após muitas noites insones, e após ter bebido muito no jantar, Lo escuta um grito vindo da cabine ao seu lado. Após o grito, enquanto tentava identificar se era real ou parte do seu sonho, ela escuta um barulho alto no mar, como se algo tivesse sido jogado da cabine ao seu lado direto no mar.

"Prendi a respiração e me esforcei para escutar. Então ouvi alguma coisa batendo na água. E não era nada pequeno. Não, o barulho na água era de uma coisa grande. O tipo de barulho que faz um corpo jogado na água."

Ela chama os seguranças, mas não há nenhum tipo de registro de que uma mulher tenha se instalado na cabine 10, pelo contrário, a cabine esteve o tempo todo vazia. Devido ao trauma que sofreu, a tomar antidepressivos e a ter abusado do alcool na fatídica noite, ela é desacreditada pelo chefe de segurança, e tenta encontrar as respostas por si só, tendo ajuda de um amigo que também está no cruzeiro, Mike.

A partir desse momento, Lo não vai desistir até entender o que de fato aconteceu na cabine ao seu lado. Devido a ser a única que ouviu o que ocorreu, ela chega a desconfiar que talvez tudo não tenha passado de um terrível engano cometido por sua mente. Porém algumas coisas começam a ocorrer que comprovam que ela estava certa, e que alguém está disposto a tudo para calá-la.

"E pensei: há um assassino nesse navio. E a única pessoa que sabe sou eu."

Além de toda a história do possível assassinato, vemos nesse livro uma personagem que vivencia um momento de escolhas na vida. Ela está em um relacionamento, mas não consegue se entregar totalmente a ele. Ela está em um emprego no qual não está plenamente satisfeita. E essas situações e as reflexões feitas no livro sobre esses assuntos me fizeram também repensar e reavaliar algumas  coisas. Quando Lo está finalmente decidida a não desistir de descobrir o que de fato ocorreu, ela repensa sua trajetória profissional, e quais eram seus sonhos, antes de se acomodar num emprego de que não gosta tanto, e acho que isso me fez refletir bastante sobre a busca dos meus sonhos. Acredito que essas sejam situações que muitos jovens adultos vivenciam lá pelos 20 e tantos anos, e acredito que, assim como eu, muitos leitores nessa faixa etária vão se identificar e também reavaliar como está indo a busca pelos próprios sonhos.

O livro é beeeem rapidinho de ler, apesar de eu ter demorado um pouco para concluir a leitura devido a uma ressaquinha literária que ainda estou vivendo, haha. Mas a leitura flui muito rapidamente, e a cada capítulo a gente fica mais ansiosos para descobrir o que está acontecendo, e imaginando junto com a personagem principal o que de fato ocorreu e quem poderia ser o assassino em meio a tantos personagens que aparentam culpa.

A história realmente nos deixa agoniados, porque acontece praticamente toda dentro do cruzeiro. E sendo um cruzeiro, não há por onde escapar, as pessoas realmente estão isoladas, e na situação em que Lo se encontra, de desconfiar de tudo e todos, não há a quem recorrer. Ficamos nessa tensão junto com a personagem durante praticamente o livro todo, especialmente no final, em que acontecem algumas coisas que me deixaram realmente muito claustrofóbica, Senhor! :O

Enfim, eu recomendo a leitura, especialmente para quem curte suspenses tipo Agatha Christie, em que a gente fica tentando descobrir os culpados junto com o personagem principal.

E você, já leu esse livro? Me conta o que achou nos comentários.


Beijinhos!


6 Comentários

  1. Oi, Janaina! Não li este livro, mas certamente é uma estória interessante, tornando a experiência da leitura desse livro agradável. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá! Amei a sua resenha e fiquei curiosa com esse livro, eu nunca leio suspense mas, essa premissa me deixou curiosa e acho que me arriscaria nesse livro.
    Gostei demais e sei que lerei rápido para saber o desfecho final rs
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Vanessa

      Recomendo demais o livro mesmo. Espero que leia, goste, e comece a ler suspenses também mulher! :D

      Bjos ♥

      Excluir
  3. Oiii, flor!!!!

    Ai, sou louca pra ler esse livro, sou a louca do thriller, haha
    Que bom que você gostou, acredito que eu também vá gostar bastante.

    Adorei a resenha :*
    Beijinhos 😗
    Thay - Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Thay

      Eu também sou a louca do thriller haha, e por isso posso te dizer que com certeza vai amar!! :D

      bjinhos ♥

      Excluir