Título OriginalThe Silent Wife
Autor: A. S. A. Harrison
Editora: Intrínseca
Pág: 256

O livro conta a história de Jodi, que é uma psicóloga, uma mulher muito distinta e elegante, do tipo que parece ter a vida perfeita, sendo inclusive um pouco paranóica em relação a arrumação. Ela é casada com Todd, um profissional da área imobiliária (não sei se seria empreiteiro), que gosta de ter uma vida organizada e tranquila ao lado da esposa, mas que vive uma vida fora do casamento com outras mulheres.

Para  Jodi, não é novidade que seu marido a trai, tendo alguns casinhos extra conjugais por aí, mas isso não a afeta tanto, pois ela tem a certeza de que ele a ama, e que esses casinhos são apenas aventuras que o marido busca, talvez por algo relacionado a infância traumática em que Todd viveu, tendo um pai extremamente abusivo.

Jodi tem um jeito peculiar de lidar com as coisas: ela não se abala, e se fecha com seus sentimentos apenas para si. O mundo pode estar caindo em sua vida, mas ela permanece meio que alheia a tudo, não no sentido de não sentir, mas de guardar para si seus sentimentos.

Todd mantém, além de outros casinhos, uma relação um pouco mais duradoura com Natasha, filha de um amigo, que tem metade de sua idade, o que faz com que ele se sinta mais jovem, ainda atraente e cheio de si. Porém, apesar de gostar de estar com Natasha, como já disse, ele gosta da tranquilidade de seu relacionamento com Jodi, mas tudo muda quando Natasha lhe conta que está grávida e exige que ele tome a atitude de se separar de Jodi e se casar com ela.

Como Jodi é uma mulher que aparenta estar "plena" mesmo em meio ao trágico fim de seu relacionamento, Todd não sabe o que esperar dela, e acredita que ela irá aceitar o fim como algo que tinha que acontecer, e continuar vivendo a vida dela, Porém, apesar de ser mais fechada com seus sentimentos, Jodi sente tudo isso que está acontecendo e passa a ter certas atitudes que Todd não esperava, que culminam em uma tragédia inesperada.

"No final, ela precisou aceitar que mesmo que você esqueça, não quer dizer que aquilo nunca aconteceu. O quadro-negro não está totalmente limpo, você não pode recuperar a pessoa que era antes; seu estado de inocência não está ali para ser retomado. A experiência que você teve pode ter sido indesejada, pode não ter dado em nada além de danos e desperdício, mas a experiência tem substância, é factual, autoritária, vive em seu passado e afeta seu presente, seja lá o que você tente fazer a respeito."

A Mulher Silenciosa é um livro narrado em terceira pessoa, mas com capítulos divididos entre Ele e Ela, que mostram o lado de cada um, os pensamentos, o dia-a-dia, de cada um dos personagens principais. Tenho que dizer que, algo que eu não sabia e descobri somente na contra capa do livro, é que a autora faleceu em 2013, enquanto escrevia um novo thriller, e isso foi algo bem triste, pois era uma autora excelente e muito talentosa.

O livro me chamava a atenção por sua premissa, desde que ouvi falar pela primeira vez dele. Mas eu não me lembrava de ter lido alguns detalhes da história na sinopse, mas esses com certeza aumentariam meu desejo de ler esse livro. A começar pela Jodi, que é uma psicóloga. Eu acho que nunca li um livro que tenha um psicólogo como personagem principal, que mostre realmente o trabalho que este desenvolve, e esse livro ter mostrado trechos de uma análise, foi algo muito interessante pra mim. Eu gostei demais que a autora se interessou em realmente pesquisar como é o trabalho desse profissional, e toda a atuação da Jodi no livro foi muito crível, porque é como as terapias se desenrolam mesmo.

"Os outros não estão aqui para satisfazer as nossas necessidades ou expectativas, e nem sempre nos tratarão bem. Não aceitar isso é ver surgir sentimentos de raiva e rancor. A paz de espírito vem quando aceitamos as pessoas como elas são, enfatizando seu lado positivo."


Outra coisa que gostei demais nesse livro foi por como ele consegue nos prender do início ao fim. Os capítulos são relativamente curtos, mas acabam sempre com aquele gostinho de quero mais, nos fazendo querer saber mais o que vai acontecer, e por isso foi uma leitura muito rápida pra mim. O modo como as coisas vão acontecendo, é tão gradual que se torna possível, e eu estou tentando há alguns minutos escrever uma frase para finalizar esse parágrafo, mas tudo me parece um spoiler, haha.

O Todd, é tão mas tão lixo de homem, tão insuportavelmente arrogante e cheio de si, que eu só conseguia sentir raiva dele. Até em alguns momentos em que as pessoas podem ter sentido certa empatia por ele, eu ainda sentia desprezo, haha. Ele consegue ser aquele tipo de homem desprezível, que trai a mulher, que trai a amante, que não consegue manter um relacionamento normal com uma pessoa que ele diz amar, que se acha a pessoa mais importante do mundo, que termina com a esposa mas ainda quer continuar tendo sexo casual com ela, enquanto a atual namorada está grávida em casa... são tantos defeitos, a autora conseguiu tornar Todd tão insuportável, que é difícil demais ter qualquer sentimento bom em relação a ele.

"Ela não sabia, na época, que a vida sabe como encurralar as pessoas em um canto. Fazemos nossas escolhas quando somos jovens demais para entender as implicações do que decidimos, e, a cada escolha que fazemos, o campo de possibilidades se estreita. Escolher uma carreira é abrir mão das outras. Escolher um companheiro é se comprometer a não amar nenhum outro."

O único detalhe que, pra mim, não incomodou, mas que pode incomodar quem não gosta, é que o livro traz alguns detalhes a respeito da psicologia, contando um pouco sobre linhas de pensamento da área, contando detalhes de como ocorrem alguns fenômenos psicológicos, e acho que se demora demais em algumas partes muito científicas, que para um leitor que não é familiarizado ou não se interessa por psicologia pode achar meio maçante.

Apesar disso, é um livro muito bom, com uma história muito incrível e que me fez ficar refletindo por um tempo a respeito do que é considerado moral ou imoral diante das situações vivenciadas pelos personagens porque, sim, você acaba torcendo para que coisas consideradas muito erradas dêem certo, haha.

Mas e aí, você já leu esse livro? Me conta aí nos comentários o que achou.

Beijinhos!


Deixe um comentário