Título Original: Harry Potter and the Prisioner of Azkaban
Autor: J. K. Rowling
Editora: Rocco
Pág: 288

O livro começa mais uma vez nas férias tão temidas de verão, em que Harry precisa passar com seus detestáveis tios e primo. Para ajudar, além dos tios que já o detestam, uma irmã do tio Dursley vai passar uns dias em sua casa, e ela o atormenta com seus comentários maldosos e cruéis sobre o menino. Harry aguenta calado, com muito custo, tudo o que a terrível mulher fala sobre ele, porém, quando esta menciona de forma pejorativa seus pais, ele estoura, e faz algo que pode levá-lo até a ser expulso de Hogwarts.

Harry sai da casa de seus tios no meio da noite, decidido a não voltar mais para lá, e vai para o Beco Diagonal num Nôitibus, cujo ocupante fala sobre um tal prisioneiro que fugiu de Askaban, a prisão mais segura do mundo dos bruxos, e mais temida também, chamado Sirius Black. Chegando no Beco Diagonal, ele é recebido pelo Ministro da Magia e passa os dias, até o início das aulas, num dos quartos disponíveis.  Chegam lá também a família de Rony, e Harry vive seus melhores dias de férias, perto das pessoas de quem gosta, fazendo aquilo de que gosta, e obviamente, longe dos seus tios e primo. Porém, na ultima noite antes de embarcar, Harry ouve uma conversa escondido entre os pais de Rony, que revela quais são os verdadeiros planos de Sirius Black, um seguidor de Voldemort, que, spoiler, são de ir atrás de Harry em Hogwarts.

Nesse livro conhecemos os dementadores, seres assustadores que guardam a prisão de Askaban, e que vivem da "felicidade" dos outros. Eles sugam essa "energia boa", e deixam o local por onde passam extremamente frio, além de evocar as lembranças mais profundas e terríveis que a pessoa já viveu, levando-as a uma extrema tristeza. No decorrer da história também nos é revelado mais detalhes sobre os pais de Harry, e a forma como eles realmente morreram, assim como quais eram os amigos mais próximos de seu pai, e seu dia-a-dia em Hogwarts.

"A pessoa pode viver sem alma, sabe, desde que o cérebro e o coração continuem a trabalhar. Mas perde a consciência do eu, da memória... tudo. Não tem chance alguma de se recuperar. Apenas... existe. Como uma concha vazia. E a alma fica para sempre... perdida."

O terceiro livro da saga Harry Potter, foi um dos livros mais reveladores até então. No decorrer da leitura, nos é mostrado muito sobre a história de Harry, com uma reviravolta final que realmente não foi esperada. 

Confesso que eu demorei para engrenar a leitura desse livro. Sempre ouvi falar que este é um dos melhores da saga, e depois de ler, posso dizer que concordo! Porém, o começo foi um pouco difícil pra mim, e por isso, desisti da leitura na primeira tentativa. Mas, que bom que eu voltei, rs.

Acho que o mais legal na leitura dessa série é que no decorrer dos livros, vamos conhecendo um pouquinho mais sobre o Harry, "aprendendo" com ele sobre o mundo incrível dos bruxos, e realmente acompanhando o amadurecimento do personagem, que acredito que também nos mostre o amadurecimento da autora em relação a história. Os livros realmente vão ficando mais intensos, mais profundos no decorrer da série, e achei muito legal, porque realmente a história de Harry é muito triste, apesar de sabermos que ele sempre vence no final, rs.

"Você acha que os mortos que amamos realmente nos deixam? Você acha que não nos lembramos deles ainda mais claramente em momentos de grandes dificuldades? O seu pai vive em você Harry, e se revela mais claramente quando você precisa dele."

Eu ainda não consegui assistir o filme desse livro, que é algo que eu sempre faço ao terminar a leitura, e estou ansiosa por isso, para poder fazer comparações, e visualizar alguns personagens de uma outra forma,rs. Espero conseguir ler mais livros da saga ainda esse ano, e não vejo a hora de completar a série toda!

E você, já leu algum livro do Harry Potter? O que achou desse livro? Me conta aí nos comentários.

Beijinhos!


Deixe um comentário