Oie amores!

Esse será mais um post, da série de posts do livro "100 segredos das pessoas felizes", do David Niven. 

Serão textos onde falarei sobre algum capítulo do livro que achei interessante, e que acredito que também possa agregar na vida de vocês, fazendo um breve resumo do capítulo em questão.

O texto de hoje pode ser um pouco polêmico, pois fala sobre uma atividade que a maioria de nós realiza, e as vezes até sem perceber. Vamos falar sobre assistir televisão.

O autor fala especialmente sobre a televisão, mas eu tomo a liberdade de estender isso também para o tempo que passamos conectados. Quando se trata desses tipos de mídia, muitos de nós somos consumidores vorazes, que não resistem a um tempo zapeando pelos canais, ou mesmo rodando a bolinha do nosso mouse nas redes sociais. Muitas vezes nós nem realizamos esses atos de maneira consciente, mas estamos ali pelo simples fato de estarmos acostumados a utilizar nosso tempo dessa maneira. E estamos tão "viciados" nisso, que muitas vezes estamos assistindo algo que nem queremos de verdade ver.



Essas mídias tem realmente o poder de nos afastar do que há de fundamental nas nossas vidas. E estudos feitos por psicólogos constaram que há pessoas que assistem tanta televisão que tem sua capacidade de desenvolver uma conversa prejudicada.

Quando você estiver na frente da televisão, ou utilizando suas redes sociais, faça a seguinte pergunta a si mesmo: Eu quero mesmo ver isso? Ou eu poderia estar utilizando meu tempo de outra forma, como conversando com meus amigos ou minha família, lendo um bom livro, fazendo uma caminhada... ?

Não faça uso dessas ferramentas apenas porque estão lá, e porque você está acostumado a fazer isso. Se policie para utilizá-las somente quando realmente estiver passando algo que você queira assistir, ou quando realmente você tem algo para fazer nas suas redes sociais. Fazendo isso, você vai aprender a usar o seu tempo de uma forma muito mais proveitosa e criativa, e que com certeza trarão mais prazer do que o entorpecimento que a televisão (e as redes sociais) podem nos trazer.

O livro traz, por fim, uma pesquisa que mostra que assistir televisão em excesso pode aumentar nosso consumismo, e que cada hora gasta em frente a televisão reduz cerca de 5% da nossa satisfação pessoal.

Espero de verdade que esse texto tenha te ajudado de alguma forma.  E que possamos fazer um uso consciente e equilibrado dessas ferramentas que nos estão disponíveis, que nos entretêm, mas que não devem ser utilizadas em excesso, a fim de não prejudicar outros aspectos de nossas vidas.

Caso conheça alguém que precise ler essas palavras, compartilhe com ele!


Beijinhos!



"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens." Cl 3:23


24 Comentários

  1. Amei esse post, o mundo inteiro fica conectado o tempo todo e com isso as essências estão se perdendo. É preciso ter equilíbrio!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Equilíbrio é tudo!
      São ferramentas necessárias para o nosso dia a dia, apenas devemos saber utilizar.

      bjao ♥

      Excluir
  2. Oi, Janaína. Tudo bem? Sendo sincero com você, eu não tenho o hábito de assistir TV. Poucos programas na TV conseguem me prender ao ponto de passar horas assistindo. Eu prefiro ler um bom livro ao invés de assistir televisão e, assim o faço! Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, tudo bem e você?

      Ah sim, eu também não costumo assistir muita TV não, mas o meu problema com certeza é o celular... quando eu pego ele, eu perco a noção do tempo, é loucura.

      Beijos

      Excluir
  3. Gostei, ótimo texto. O sistema/mídia tem um poder muito grande de influência. Cabe a gente filtrar o que assistimos, acessamos e lemos ;)

    O Planeta Alternativo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Obrigada! É verdade mesmo, são ótimas ferramentas, só precisamos saber utilizá-las.

      Beijoss

      Excluir
  4. Esse texto me fez refletir. Ultimamente passo muito tempo em redes sociais. Conheço que devo diminuir o tempo nisso.

    Ótimo post!
    >>> https://blogjulianarabelo.blog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Sim, eu também. Mas depois de refletir bastante e ver o quanto tempo eu perco nisso, tenho me policiado mais, especialmente em relação aos stories do instagram, que sou viciada, kkk.

      Bjao ♥

      Excluir
  5. Oi Janaina, tudo bem? Eu não li esse livro, mas acho o assunto pertinente. E digo isso por mim mesma, acho que estou tão viciada nas redes sociais, que me pego olhando para elas o tempo inteiro, sem nem e dar conta que não precisava dela naquele momento... São tantas informações, tantas coisas acontecendo, que parece que se não soubermos naquele instante, a gente vai morrer. E acaba que o convívio social de fato fica de lado... É incrível isso...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Sim, eu também passo por isso. Meu marido inclusive vive pegando no meu pé, porque eu nem percebo o tanto de tempo que passo olhando as redes... mas tenho me policiado quanto a isso!

      Bjao ♥

      Excluir
  6. Que legal!
    Não assisto hoje em dia tanta tv quanto assistia antigamente (isso e´bom, não? kkkk), mas confesso que algumas coisas eu fico por fora por não assistir, MAS preciso super me policiar com as redes sociais, o texto foi bom pra ver isso e estar se perguntando enquanto verifica elas ;)

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Eu também estou nessa! Antes assistia muito, e ficava zapeando por todos os canais, só pra ter algo pra assistir, sendo que nem tinha nada que realmente me interessasse.
      Agora, dessa parte estou livre, kk. Mas as redes sociais, ainda é um processo ... kkk

      Bjao ♥

      Excluir
  7. Olá!
    Amei seu texto, eu não sou muito de assistir TV, mas conheço (e compartilhei com) algumas pessoas esse texto, pois elas não saem da frente da tela.

    Beijão!
    Lumusiando

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    Achei muito bom você ter trazido esse texto, é uma ótima reflexão. Não tenho problemas com televisão, é raro eu assistir (deveria assistir mais jornais). Por outro passo muito tempo nas redes sociais, e coloquei como meta para 2019 diminuir esse tempo. Aos poucos vou conseguindo.
    Beeijoo!!

    Grazy Carneiro
    Meus Antídotos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Andei lendo muito sobre isso, vendo alguns videos, e tudo me fez repensar mais sobre o tempo que eu passo nas redes sociais. A TV já não me é um problema, mas as redes sociais também estou trabalhando para deixar de ser.

      Bjao ♥

      Excluir
  9. Essa carga mental que as mídias e a tv trazem pode nos deixar exaustos. Eu mesma ando dando um tempo disso tudo.
    Tem me feito muito bem.
    Acho o seu post relevante, no sentido de que traz essa reflexão ao leitor.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!

      Obrigada!

      Sim, nos faz muito bem mesmo, não só por termos mais tempo para outras atividades que possam nos acrescentar mais, como também no sentido de ficarmos comparando nossas vidas com as vidas "perfeitas" que vemos por lá.

      Bjao ♥

      Excluir
  10. Amei seu post, acho que a gente tá vivendo tão no automático que nem repara nesses detalhes, né? Tenho cada vez mais tentado me conectar com o que realmente importa!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!

      Isso é muito importante mesmo, também estou nessa busca, e tem me feito muito bem!

      Bjaao ♥

      Excluir
  11. Eu amei esse livro!
    Mas como na época que foi lançado não era tanto essa era de celulares, acho que hoje o celular é muito mais impactante do que a televisão.
    Eu tenho tentado diminuir meu uso, principalmente de celular. Até deixo longe de mim dentro de casa. Melhor, como você disse, ler um livro e ir no parque.
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      É verdade, hoje em dia o que mais usamos é o celular mesmo, não tem jeito.
      Também tenho tentado mudar, tento ver o mínimo possível e procurar conteúdos, quando eu vejo, que me agreguem alguma coisa.

      Bjao ♥

      Excluir
  12. Bacana eu ter lido isso nesse momento da minha vida
    Não sou muito chegada em televisão, mas o celular, as séries e redes sociais realmente me deixam longe das pessoas que amo
    Diminuí bastante o uso desde que conheci uma pessoa que não é nada adepta disso hahah somos quase opostos nesse ponto, mas o bom é que assim estou aprendendo a ser mais equilibrada

    Beijos
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Ah que bom que veio no momento certo pra você!
      Sim, o equilíbrio é o fundamental, para todas as áreas da nossa vida, né?

      Bjao ♥

      Excluir