Título: Um Menino em Um Milhão
Autor: Monica Wood
Editora: Arqueiro

Pág: 348
Tempo de Leitura: 22 dias


O livro conta a história de um escoteiro, com uma personalidade e trejeitos bem peculiares. Não é dito isso especificamente no livro, mas acredito que, devido as características dele, o modo como se portava e se relacionava, ele tinha algum grau de autismo.Como uma de suas tarefas de escoteiro, ele é designada para auxiliar a Srta Ona Vitkus nas tarefas da casa dela. Ela é uma senhora de 104 anos, mas que se mantém ativa e lúcida, e que a comunidade auxilia de diversas maneiras devido a sua idade avançada e por não ter ninguém da família por perto.

O menino logo consegue conquistar Ona, e esta se torna sua amiga. Ele é aficcionado por recordes, e conta a ela sobre os recordes relacionados a idade. Logo, eles começam a almejar que Ona faça parte do Guiness Book, e buscam categorias nas quais ela poderia se encaixar. Definem então que ela poderia entrar para o Guiness como motorista mais velha habilitada, e esta, com o auxílio do menino, passa a se dedicar a tirar uma nova habilitação. Ona tem aulas com ele, que a auxilia na parte teórica enquanto ela treina a parte prática. Ao mesmo tempo, devido a um trabalho da escola, o menino entrevista Ona com seu gravador, e ela conta sua história de vida a ele.

Porém, toda essa amizade de repente é interrompida quando o menino não aparece mais na casa de Ona para cumprir suas tarefas. Em seu lugar, seu pai, Quinn, vai até a casa dela para cumprir com as tarefas do filho. Ona se irrita de início, mas logo descobre o que realmente aconteceu com o menino, que faleceu devido a uma doença impossível de ser diagnosticada previamente, e se entristece muitíssimo. Com a dedicação de Quinn, e seu esforço para conhecer mais o filho através de seu relacionamento com Ona,  ele passa a ganhar a confiança dela, e, pouco a pouco, a se tornar amigo dela também, da mesma forma que seu filho era.

A relação entre Quinn e seu filho nunca foi boa, em parte devido ao fato de que ele não entendia o menino, e também não fazia esforço nenhum para tal. Em parte também porque esteve longe de casa durante muito tempo, pois trabalha como músico profissional, apesar de ser frustrado na profissão e não ter conseguido decolar sua carreira ainda jovem.

Belle, a mãe do menino, fica profundamente deprimida, e não consegue ter ânimo para as mais simples tarefas. A proximidade de Quinn, devido ao falecimento do filho, lhe causa ainda mais tristeza e raiva. Porém, ao se aproximar de Ona, Belle começa a criar forças para superar sua tristeza. Auxiliando Ona numa viagem que ela deseja fazer a um fato de seu passado, junto com Quinn, ela se sente mais próxima também de seu filho, e começa a se fortalecer para voltar a viver sua vida, da melhor forma possível.

Um Menino em Um Milhão é um livro narrado em terceira pessoa, sendo os trechos em que ocorrem as entrevistas narrado em primeira pessoa, sendo Ona contando sua história.

Esse foi um livro que me surpreendeu positivamente do início ao fim.Devido a sinopse, não havia me interessado muito, mas, ao ver o livro exposto na biblioteca, resolvi dar uma chance a essa leitura. E, que bom! Porque o livro é encantador! A história de um menino que, mesmo após sua morte, conseguiu transformar a vida das pessoas a sua volta, é algo muito emocionante. A história de vida da Ona também é muito comovente, devido a tudo o que aconteceu em sua longa trajetória. Ela, que já não esperava mais muito da vida, vê um novo recomeço através do menino, que lhe inspira sonhos e anseios que ela ainda quer realizar.

A leitura é um pouco longa, mas não achei que a história se arrastou. Havia muito que ser contado em relação a Ona, e também sobre os outros personagens, então achei que a história fluiu bem, e ao final, o leitor fica com a sensação de que a trama está toda fechadinha.

O final desse livro, confesso, me fez derramar algumas lágrimas. E por isso, por toda a história tocante, por tudo o que o autor consegue nos fazer sentir no decorrer da leitura, em relação a proximidade da morte em comparação com a brevidade da vida em outros casos, esse foi um livro que eu fiquei muito satisfeita por ter conseguido concluir ainda esse ano.

Recomendo fortissimamente! Leiam e me contem!


Beijinhos!


"Na casa do meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, eu lhes teria dito. Vou preparar-lher lugar." Jo 14:2


2 Comentários

  1. Oi Janaína,
    Eu lembro de quando esse livro foi lançado, eu quase o comprei, mas acabou caindo no esquecimento, sabe?
    Uma pena, mas vou anotar para isso não acontecer mais.
    beijos
    https://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Olha, vale a pena a leitura, com certeza!
      Eu não dei muita bola quando vi a sinopse dele, no lançamento, mas gostei muito da leitura, e recomendo.

      Bjao ♥

      Excluir