Olá meus amores, 

Hoje o post vai ser um pouco diferente. Hoje eu vim aqui para enaltecer (e encorajar) os blogueiros literários! 


Se você viveu nos anos 2008 (ou antes, é que foi nessa época que eu conheci os blogs, kk), sabe que esse mundo todo de internet era beeeem diferente. Era uma época de MSN, Orkut, salas de bate papo, e uma internet em velocidade meeeeega lenta, rs. Apesar disso, eu acho que nós vivenciamos a experiência de "navegar na web" de uma maneira muito mais intensa. Quando tínhamos a oportunidade de sentar na frente daquele computador para acessar, nós realmente aproveitávamos aquele momento. Não sei também se por causa da dificuldade de acesso, mas acho que os conteúdos postados nas poucas redes sociais que utilizávamos era mais relevante, pelo menos para nós, visto que ninguém ia perder tempo postando asneira, sendo que talvez aquela fosse a única oportunidade do dia de escrever um scrap ou mandar um depô para um amigo. 

Pois bem, mas o que isso tudo tem a ver com os blogs, especialmente os literários? Acontece que, como eu falei, a internet tinha conteúdos muito mais escassos naquela época, novamente, talvez porque a velocidade dessa ferramenta era muito lenta, então para subirmos algum conteúdo levava um tempo maior do que hoje em dia. E, foi justamente nessa época, em que a internet não carregava vídeos numa velocidade surreal, e as vezes nem imagens muito pesadas, que os blogs ganhavam força, com suas páginas simples e conteúdo escrito, que era bem mais fácil de carregar.

Foi nessa época que muitos blogueiros famosíssimos começaram a surgir, e sim, começaram escrevendo em blogs, apesar de hoje em dia muitos terem abandonado essa ferramenta para se dedicar somente aos vídeos. Mas, hoje eu vim aqui para te dizer, meu caro e querido blogueiro que lê esse post: não desista de blogar! E por quê ?

Bom, apesar das diversas ferramentas que temos acesso hoje, apesar de diversas redes sociais, em que os conteúdos são difundidos de forma muito rápida e atraindo muito mais gente, apesar de muitas pessoas não terem tempo para parar uns minutinhos e ler alguma coisa, preferindo assistir algo enquanto fazem outras mil coisas... apesar de tudo isso, o trabalho feito por um blogueiro, que se dedica a pensar numa postagem, a escrever vários parágrafos a respeito de algo em que acredita, que interage com os seus leitores, é de uma importância muito grande, na divulgação de leituras que, muitas vezes, não fazem parte do hype, e que por isso não são muito difundidas. Também leva as pessoas a se interessarem por livros que nunca escolheriam por si mesmas, por um título que não lhes agrada, ou por ser de um gênero que não tem familiaridade. 


Além disso tudo, outro motivo muito, mas muito importante de porque os blogs literários não podem morrer, é porque, por menor que seja o blog, por menos visitas que tenha, ou por mais que pareça que estamos escrevendo para ninguém às vezes, esse é nosso cantinho nesse mundão de internet, com tanta coisa, tanta informação. É nosso espaço de expressão, onde nos sentimos livres para expor nossas opiniões, divulgar um amor que temos, e, quem sabe, trazer mais pessoas para esse universo literário, tão vasto e tão abrangente.

É isso galera, o texto de hoje foi bem diferente, mas é que me deu vontade de falar sobre isso, até mesmo para me motivar, visto que fazia tanto tempo que não escrevia por aqui. De novo, não por não gostar, ou por ter me desinteressado, mas pela bendita falta de tempo. E vou continuar vindo aqui, esporadicamente, sempre que eu conseguir, para eu também contribuir com essa iniciativa de manter esse blog vivo!

Beijinhos!


Um Comentário

  1. Oi, Janaína tudo bem? Os blogs não podem acabar, acredito que eles não vão desaparecer completamente, embora inegavelmente muitos estejam de fato sendo extintos. Ótimo post. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir