Oie amores!

Esse será mais um post, da série de posts do livro "100 segredos das pessoas felizes", do David Niven. 

Serão textos onde falarei sobre algum capítulo do livro que achei interessante, e que acredito que também possa agregar na vida de vocês, fazendo um breve resumo do capítulo em questão.

Hoje falaremos sobre um sentimento que costuma ter um poder paralisante sobre nós, a culpa. Quando algo que fazemos não sai como o esperado, quando falhamos em alguma coisa, quando dizemos algo que não deveríamos, muitas vezes começamos a nos torturar, listando mentalmente nossas falhas, e nos acusando através de nossos próprios sentimentos.

O que devemos ter em mente é que nem tudo está sob nosso controle, e que faz parte do nosso crescimento errar, para podermos crescer aprendendo com esses erros. Por isso, não devemos nos entregar ao sentimento de culpa, pois, remoendo incessantemente nossos erros, podemos perder até a oportunidade de repará-lo.



Uma pessoa feliz não é aquela que nunca erra, e não se mede o nível de felicidade pela quantidade de coisas ruins que acontecem a alguém. Mas uma coisa é certa: uma pessoa que tira conclusões negativas sobre ela mesma quando algo de ruim lhe acontece é certamente menos feliz do que uma pessoa que se trata com maior gentileza. Ou seja, o importante não é o tanto de coisas ruins que nos acontecem, e sim, a forma como encaramos isso.

Espero de verdade que esse texto tenha te ajudado de alguma forma.  E que possamos ser mais compreensivos conosco, nos tratando com mais delicadeza e carinho quando errarmos, e que também consigamos aprender com cada erro e falha, para crescermos e evoluirmos a cada dia mais.

Caso conheça alguém que precise ler essas palavras, compartilhe com ele!


Beijinhos!



"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens." Cl 3:23


10 Comentários

  1. Errar é humano, o erro normalmente acontece quando se persiste no erro, aí as coisas de fato desandam. O mais importante é o aprendizado que cada aprende com as situações desagradáveis que a vida nos impõe. Outro ponto que vale ser resaltado é como a pessoa superar as adversidades, visto que, cada pessoa reage de uma maneira diferente. No meu entender o que vale mesmo é o aprendizado que, consequentemente leva a pessoa a se tornar um ser humano melhor. Adorei o post. Um abraço!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá

      É verdade, o importante é o aprendizado que a gente tira das situações, tanto as ruins quanto as boas, porque acredito que sempre temos algo para aprender e evoluir.

      bjus
      :D

      Excluir
  2. É interessante porque sempre damos uma segunda chance a outras pessoas e quando é com a gente é bem mais difícil, né?

    Tentar ser mais gentil consigo mesma é essencial e reflete também na maneira que os outros vão nos tratar.

    É tudo um processo.

    https://naoseavexe.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo... com os outros nós sempre tendemos a ser mais solidários, agora com a gente, parece que nunca podemos errar! :(

      É bem isso mesmo, e ser mais gentis conosco é uma forma de carinho e cuidado com a gente mesmo né? Respeitando nossas limitações e compreendendo o quanto somos falhos, e que tudo bem ser assim.

      Bjao ♥

      Excluir
  3. Amei seu post, a gente mesmo se sabota e arranca nossa felicidade das nossas próprias mãos, né?

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É verdade, são coisinhas mínimas que só a gente pode fazer por nós mesmos, mas que já faz uma grande diferença na busca pela nossa felicidade.

      bjao ♥

      Excluir
  4. Um grande YouTuber que eu sigo (Tiago Fonseca), que é treinador de líderes e empresários, disse uma frase muito boa: que errar não é uma escolha, é parte do caminho. Como você disse, acontece, e nos cabe reparar os danos e seguir em frente.
    Que você tenha um final de semana muito feliz!

    https://www.rapeizedinamica.biz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Lincoln!
      Eu já vi alguns videos desse youtuber e realmente são bem motivadores, eu gosto bastante.

      bjos ♥

      Excluir
  5. Às vezes cometer erros nos faz enxergar que podemos crescer com essas consequências, e amadurecer o bastante para fazer o que é certo para nós. Tudo nessa vida é um aprendizado e se cobrar só nos atrapalha...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! Quando aprendemos que os erros, apesar de não ser algo que almejamos, nos ensina de alguma forma, passamos a não nos culpar tanto quando acontece, e tirar algo de "positivo" daquilo.

      bjao ♥

      Excluir