Título: Lembra de Mim?
Autor: Sophie Kinsella
Editora: Record
Ano: 2008
Nota: 9,0

Sinopse: "Lexi desperta após um acidente de carro, pensando que está em 2004, que tem 25 anos, dentes tortos e um namoro desastroso. Mas, para sua surpresa, ela descobre que está em 2007, tem 28 anos, é chefe de seu departamento e seu sorriso é perfeito. E é casada com Eric, um lindo milionário!
Ela não pode acreditar na sorte que teve. Sobretudo quando vê o deslumbrante apartamento onde mora. E se convence de que terá um casamento maravilhoso assim que tiver tempo para conviver novamente com o marido. Solícito, ele escreve um "Manual do Casamento", com instruções dos mínimos detalhes para tornar as coisas mais fáceis.
Mas, à medida que ela descobre mais e mais sobre a nova Lexi, nota problemas graves em sua vida perfeita. Suas melhores amigas a odeiam, um rival quer seu emprego e Eric não lhe desperta nenhum sentimento. E, para completar, o homem que é o braço direito do marido lhe faz uma revelação bombástica que talvez seja a única esperança de recuperar a memória."

Lembra de mim? é uma chick-lit de uma das minhas autoras preferidas, Sophie Kinsella. Esse livro nos apresenta Lexi, uma moça de 25 anos que leva uma vida sem muitas novidades, com amigas leais e um namorado que não lhe valoriza. Uma manhã porém ela acorda e se depara com uma Lexi desconhecida por ela, com um corpo, rosto e cabelo perfeitos (lembrando que ela era chamada de dentes tortos), um marido que mais parece um príncipe de conto de fadas, e uma vida luxuosa, no melhor estilo loft.
Ela descobre então que sofreu um acidente de carro, que teve por consequência uma amnésia, que a fez esquecer de tudo o que ela viveu nos últimos 3 anos. Com isso, ela precisa se adaptar a uma vida completamente diferente do que ela lembrava, e vai percebendo, aos poucos, que sua vida perfeita é na verdade uma máscara que esconde uma vida vazia, construída pela ambição, ganância e um grande desejo de crescer e "aparecer" profissionalmente. Ela passa então a tentar se redescobrir, tendo como ponto de partida o que aconteceu que a fez se tornar a pessoa que ela atualmente é.

Narrada em primeira pessoa, como a maioria das chick-lits, a história segue a mesma pegada de "Delírios de Consumo de Becky Bloom", com uma protagonista irreverente e engraçada, que nos relata suas experiências em uma vida de "nova rica". A narativa é leve e fluida, e faz com que queiramos devorar o livro todo de uma só vez, para descobrir logo o final e conferir se a protagonista consegue ou não se resolver.
A autora facilitou muito o entendimento da leitura, deixando bem claro desde o início a perda de memória da protagonista, o que poupou uma confusão, como já vi em outros livros onde há épocas diferentes, em que o leitor não consegue se situar onde acontece cada coisa. E isso é outro ponto positivo do livro.
Não sei também até que ponto são reais todos os detalhes desse estilo loft descritos no livro, mas nos faz querer vivenciar um pouquinho desse mundo high society, onde podemos conseguir tudo o que queremos apenas com um clique, num controle que controla nossa casa toda. E digo só um pouquinho porque, apesar do conforto proporcionado, as narrações de Lexi me trouxeram uma sensação de impotência por estar num local completamente controlado por tecnologia, e, assim como ela, me fez desejar menos luxo e mais um larzinho pequeno e aconchegante.

Ouvi algumas pessoas falando sobre o final do livro não ter sido dos melhores, o que me fez re-pensar e refletir um pouco sobre essa parte, e eu cheguei à conclusão de que não há nada que eu não tenha gostado no livro, assim como em todos os outros que já li da autora. O que na verdade torna minha opinião meio suspeita, visto que esse é um dos meus gêneros literários preferidos, especialmente para a época de férias, em que tudo o que queremos é deixar a cabeça livre. Esse tipo de livro é aquele que nos faz relaxar, rir, se identificar com os personagens e por tudo isso, não nos deixa cansados da leitura.

A capa do livro, da Editora Record, é uma graça, assim como toda a diagramação. Todo um conjunto que coopera para torná-lo um livro ainda mais agradável, jovem e fácil de ler e se apaixonar. <3

Recomendo muito para quem procura por uma leitura leve, digna de ser lida em todos os momentos, especialmente numa ressaca literária, para nos renovar e deixar prontos para outra.

É isso minha gente, vocês também gostam desse tipo de livro? Ou são mais os outros gêneros?  Me contem aí nos comentários.


Beijinhos!



"Prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus" Fp 3:14


2 Comentários

  1. Olá querida,

    Gostei muito da sua resenha!!! O livro ainda está entre as minhas "pendências" de leitura, mas confesso que depois que li o que você escreveu sobre ele fiquei ainda com mais vontade de "devorá-lo". Beijinhos

    Lérida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lérida
      Que bom flor, fico feliz!
      Espero que consiga lê-lo logo, vai valer a pena! hahah

      Beijão

      Excluir