Título: O Projeto Rosei
Autor: Graeme Stinson
Editora: Record
Ano: 2013
Nota: 8,5

Sinopse"Don Tillman, 39 anos, musculoso e tão bonito quanto Gregory Peck, é professor de genética e nunca teve uma namorada. Em seu estrito cronograma de atividades, todas as tarefas são calculadas para garantir o menor desperdício de tempo. Nada de imprevistos ou de surpresas; diretrizes para que Don não precise recorrer às suas baixíssimas habiidades socais. Mas, na busca pela esposa perfeita, ele vai precisar de muito mais que a ajuda do questionário que desenvolveu para selecionar candidatas. E, quando Rosie Jarman entra em seu escritório - um exemplar totalmente inadequado ao seu perfil -, o imprevisto, o impulso e a emoção passam a ser as novas regras."

O Projeto Rosie é uma chick-lit que, pasmem, é toda narrada por um homem. Neste livro de Graeme Stinson, nós conhecemos Don Tillman, um geneticista muito peculiar que tem toda sua vida muito bem organizada e regulada, com todo o seu tempo controlado por meio de agendas, onde ele anota cada minuto das tarefas que precisa fazer. Dentre toda essa rotina e essa vida regrada, ele decide criar um Projeto Esposa, mais como um "segundo passo" obrigatório que ele tem que dar segundo as convenções sociais do que realmente como um desejo de encontrar a mulher da sua vida. Tanto que em muitos momentos ele relata que precisa de uma mulher para poderem procriar e etc. Para dar inicio à esse projeto ele cria um questionário onde há perguntas especificas para identificar as características que ele gosta e as que não suporta, e assim fazer as eliminações. Só que esse questionário é tão específico, que nenhuma mulher se encaixa nele (além do que, nenhuma mulher quer responder um questionário para poder sair com um cara), o que o deixa frustrado.  Ele conhece então Rosie, uma mulher que, dentre todas, é a menos compatível com as características que ele procura, mas que o faz embarcar numa história totalmente nova para ele, tirando-o da rotina,  e lhe fazendo experienciar coisas tão comuns aos outros, mas que nunca ocorreram para ele. Além disso, o livro também nos mostra um amigo garanhão, Gene, que mantém um relacionamento aberto com Cláudia, sua esposa, que são os únicos amigos de Don.

É importante ressaltar que Don possui, como vocês verão já nas primeiras páginas do livro, a Síndrome de Asperger, que é uma síndrome considerada uma forma altamente funcional de autismo, e que leva a dificuldade de interação social, comportamentos repetitivos e falta de jeito para lidar com as pessoas, não compreendendo sutilezas e expressões faciais. Além disso, muitos Aspies (como são chamados, não de forma preconceituosa) atingem níveis bem altos de inteligência. E Don se enquadra exatamente em todos esses aspectos.

O livro é narrado em primeira pessoa, por Don, e preciso dizer que, pelos fatos citados acima, especialmente pelo fato de ele ser muito inteligente, a leitura foi um pouco complicada no início, pois ele dizia muitas palavras de difícil compreensão, palavras muito ligadas a área das Ciências, e que me causaram uma certa dificuldade no entendimento. Mas a partir do momento em que se descobre que ele possui Asperger (o que me fez imediatamente me lembrar do Sheldon, porque, caso não saibam, ele também possui essa síndrome) e que vai se acostumando com o modo dele de falar, de se postar, de suas palavras, enfim, a leitura vai tomando o tom das chick-lits mesmo, e vai ficando bem agradável e gostosa.
Esse foi o primeiro livro que li do autor, que é australiano, e confesso que me surpreendi bastante, pois como não o conhecia, comprei mais pelo fato de estar na promoção, e que surpresa, me fez virar fã do autor! :)

A história tem todo um tom de comédia, com situações muito engraçadas vivenciadas pelos protagonistas, mixadas com um tiquinho de drama em algumas situações com Don, mas nada extremamente dramático não! O jeito todo peculiar do Don me encantou demais, e foi exatamente isso que fez o livro ser tão diferente, apesar de igual (?).
Considerei uma leitura bem gostosa, despreocupada, e afora o que eu já disse sobre algumas palavras de difícil entendimento, para mim, não há nenhum ponto negativo o bastante para me fazer desgostar do livro.

E o que falar dessa capa? Gente, que gracinha de capa é essa? Essa corzinha de creme, com os desenhos que são quase uma ilustração da vida de Don, e um título em alto relevo, escrito em letra de mão! Fiquei apaixonadérrima! A diagramação da escrita também não deixa a desejar, com um espaçamento que torna a leitura confortável, e que ajuda a fluir melhor a história.

Recomendo o livro para quem quer experimentar um tipo de chick-lit diferente! Aposto que vocês ficaram curiosos para saber como termina esse Projeto Esposa né? hahah   Se sim, corre já ler essa belezica! Se já leu, me conta aí nos comentários!


Beijinhos!!



"Meu povo foi destruído por falta de conhecimento." Os 4:6



Deixe um comentário