Título Original
: The Couple Next Door

Autor: Shari Lapena
Editora: Record
Pág: 294

O livro conta a historia do casal Anne e Marco, que levam uma vida tranquila, num bairro de classe média alta, e que tem uma filhinha recém nascida chamada Cora. O casal sempre teve uma boa relação, porém Anne fora diagnosticada com depressão pós parto, e desde o nascimento da filha o casal se afastou muito, tanto por parte de Anne que não conseguia dividir com o marido seus sentimentos e anseios, quanto por parte de Marco, que não queria levar problemas para Anne e tinha medo de dizer ou fazer qualquer coisa que pudesse piorar o estado da esposa.

Anne veio de uma família rica, sendo sua mãe a dona da fortuna, mas que é, obviamente, dividida com o marido, e administrada por ele, em grande parte. Os pais de Anne a amam muito e fazem de tudo para que ela leve uma vida confortável, e por conta disso, foram eles que deram o dinheiro para a compra da casa em que Anne e Marco moram, e também que emprestaram uma grande quantia em dinheiro para que Marco pudesse abrir sua empresa. A grande questão é que os pais de Anne não gostam de Marco, e fazem questão de deixar isso bem claro, o que o deixa ainda mais constrangido por precisar do dinheiro deles.

O casal é vizinho de parede de um outro casal, mais excêntrico, Cynthia e Graham. Cynthia é uma mulher muitíssimo bonita e atraente, e era muito amiga de Anne, até o nascimento de Cora. Depois que a bebê nasceu, Cynthia se afastou de Anne, alegando que ela estava diferente, muito retraída, mas Anne acredita que isso aconteceu porque a amiga não gosta de bebês.

O livro inicia sua história com um jantar que é oferecido por Cynthia e Graham para Anne e Marco, que tem uma única exigência: não levar a bebê. Anne fica muito resistente à ideia de deixar sua filhinha em casa, mas é convencida por Marco, que diz que a casa é vizinha, e que eles iriam ver Cora de meia em meia hora, durante todo o tempo do jantar, se revezando entre si.

O jantar transcorre "normalmente", com Cynthia descaradamente se jogando em cima de Marco; seu marido, Graham, completamente alheio a tudo isso, e Anne muito irritada com a situação, preocupada com a filha e desesperada para ir embora daquele lugar. Diante de toda essa situação, Anne recorre ao álcool como forma de conseguir passar por aquilo, e quanto mais tempo permanecem no jantar, mais ela continua bebendo. Após várias visitas à casa, para verificar Cora, Anne decide que não aguenta mais ficar naquele jantar que só a fez se sentir mal, e decide que é hora de ir para casa, e leva Marco junto, mesmo a contragosto. Chegando em casa, porém, se deparam com a porta da frente entreaberta e, ao ver a filha, descobrem que ela não está mais em seu berço.

A partir desse momento, a vida desse casal vira de cabeça para baixo, pois são os principais suspeitos do desaparecimento de Cora, e têm sua vida revirada do avesso, com as investigações policiais. Ao mesmo tempo, vamos descobrindo, junto com a polícia, algumas informações a respeito do casal, e dos demais envolvidos, que nos fazem questionar quem de fato estaria envolvido no desaparecimento da bebê.

O livro, escrito por Shari Lapena, tem um ritmo muito envolvente. Confesso que comecei a leitura mais desanimada, porque parei um outro livro pela metade antes desse, e não gosto de fazer isso, haha. Mas quando você mergulha mesmo na história, não dá para parar até descobrir o que realmente aconteceu, e ir descobrindo os podres de cada um ao longo da narrativa nos causa um misto de sentimentos, ora desconfiando de um, ora de outro; ora sentindo pena, ora sentindo raiva, ora angústia...

A história da família me lembrou muito o caso do desaparecimento de Madelline, a garotinha francesa que desapareceu de seu quarto durante as férias da família em Portugal, e cujos principais suspeitos na investigação inicial foram os próprios pais. Não sei se a história foi baseada nesse caso, mas achei muito similar o começo da história do livro, com o que ocorreu nesse desaparecimento real, especialmente pelo fato dos pais terem deixado os filhos no hotel enquanto jantavam, e se revezarem para vê-los de hora em hora.

Durante todo o livro ficamos naquela angústia para tentar descobrir quem é o culpado, e várias teorias vão surgindo durante a leitura. Confesso que a pessoa que achei que seria, não era, mas acho que isso quer dizer que a autora é muito boa, porque não deixou nada óbvio para os leitores.

Gostei demais da leitura desse livro. Foi rápida, bem fluida, e me cativou. Eu não me lembro de já ter lido algum outro livro da autora, mas gostei demais da escrita dela, e de como nos envolve na história. E você, já havia lido esse livro? Me conta aí nos comentários. Ah, e me conta também se você tem outros livros dela para me indicar, tô bem a fim de ler mais essa autora!♥

Beijinhos!


Deixe um comentário