Título Original: Nine Perfect Strangers
Autor: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca
Pág: 464

O livro conta a história de 9 pessoas, completamente desconhecidas (haha), que, em busca de se aperfeiçoarem, entrarem em contato profundo consigo mesmas e mudar coisas em suas vidas com as quais não estão satisfeitos, se inscrevem em um spa, o Tranquillium House, que promete que irão inevitavelmente sair diferentes de como entraram após passarem por aquela experiência arrebatadora.

Obviamente, cada uma dessas pessoas possuía personalidades diferentes e também objetivos diferentes com aquele retiro. Alguns buscando uma mudança física, outros buscando paz de espírito, outros ainda a recuperação de um relacionamento perdido. Enfim, cada qual com sua história, todos claramente sofrendo de alguma maneira, todos chegam a esse mesmo local.

A criadora do conceito do retiro, é uma ex-executiva, que, após quase morrer de infarto, por ter uma vida toda desregrada e trabalhar insanamente, larga tudo e se volta para o lado espiritual, estudando maneiras de se conectar mais consigo mesma e se transformar, e aplica tudo isso em seu spa.

O retiro logo se mostra algo bem inconvencional. Desde suas inscrições, os participantes tiveram instruções bem específicas sobre não levar nenhum doce, bebida alcóolica ou aparelhos eletrônicos. Chegando lá, passam por um exame de sangue, do qual são informados que ocorrerá diariamente (e sua bizarrice master já começa por aí). Mas, como todos eles estavam em busca de algo que realmente fosse mudá-los, se dispuseram a estar abertos para a mudança. Embarcam então em uma experiência muito peculiar, que envolve meditações de madrugada, dias sem poder conversar com absolutamente ninguém, e uma dieta beeem restritiva. E, mesmo com tudo isso, com certeza eles não esperavam tudo o mais que a Tranquillium House ainda iria lhes oferecer, e como eles de fato teriam suas vidas transformadas.

Nove desconhecidos começa de forma leve. Vai nos apresentando os personagens tranquilamente, sem pressa, nos mostrando suas dificuldades, seus problemas, o que, de forma superficial, os levou a procurar ajuda. Ao mesmo tempo, também nos mostra situações engraçadas vividas pelas personagens em sua busca pelo spa, e até tira algumas risadas nesse início.

No decorrer do livro porém, conforme a autora adentra profundamente a mente dessas pessoas, e nos mostra o quão realmente essas pessoas buscavam por auxílio profundo através daquele spa, e conforme vamos conhecendo realmente aqueles personagens, vemos que o livro é muito mais intenso, e muito mais reflexivo do que poderia parecer.

O livro trata de muitos assuntos delicados, trazendo cenas bem marcantes para mim. Mas acho que o principal tema retratado aqui são as relações familiares, e como elas podem se firmar das mais diversas maneiras, com as mais diversas pessoas, e como essa relação pode nos definir como seres humanos, visto que a família é a primeira "sociedade" em que nos inserimos, e através da qual moldamos em parte nossa personalidade.

Assim como outros livros que já li da autora, devo dizer que a escrita nesse livro é sensacional, a leitura flui muito tranquilamente, e os acontecimentos narrados nos levam a não querer parar de ler quando terminamos um capítulo, rs. 

Me conta aí nos comentários o que achou dessa história, e me indica também mais livros que você devorou rapidinho, rs.

Beijinhos!


2 Comentários

  1. Oi Jana, tudo bem?
    Adorei a resenha, esse livro parece ter todos os elementos pra me prender. Já li "O Segredo do Meu Marido" da autora e senti semelhanças com "Nove Desconhecidos" no sentido de ela trabalhar bem as relações (e os segredos) familiares. Quero conferir!
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Pri!
      É verdade, outro livro que li da autora, "O que Alice esqueceu" também trata sobre essa questão de segredos familiares, e achei bem interessante também.

      Bjão ♥

      Excluir