A-lista-dos-meus-desejos-inicio-de-conversa
Título Original
: La Liste de Mes Envies

Autor:  Grégoire Delacourt
Editora: Alfaguara 
Pág: 152

O livro conta a historia de Jocelyne, uma mulher de meia idade, com uma vida pacata e tranquila, que passa seus dias trabalhando em seu armarinho, e que mora em uma casa simples com seu marido, Jocelyn. Jo parece ser um tanto insegura em relação aos sentimentos de seu marido por ela, e acredita ser pelo fato de ser, como ela diz, gorda.

Levando uma vida um tanto quanto monótona e simples, Jo parece se sentir satisfeita e acomodada com tudo, inclusive com um casamento que já vivencia uma rotina. Após muitos altos e baixos, finalmente eles também vivem uma relação acomodada, tranquila, mas sem muita paixão e amor ardentes. Jo também administra um blog sobre tricô, armarinho, costura, etc, em que posta um pouco sobre o seu trabalho, e, ainda que não saiba, ajuda muitas outras mulheres como ela, através de suas palavras.

"Porque nossas necessidades são nossos pequenos sonhos cotidianos. São nossos pequenos afazeres, que nos projetam para amanhã, para depois de amanhã, no futuro; esses pequenos nadas que compraremos semana que vem e nos permitem pensar que continuaremos vivos semana que vem." 

Apesar de satisfeita com a vida que leva, Jo decide, por influência de suas amigas, comprar um bilhete de loteria. Sem nenhuma pretensão, adivinhem quem é a ganhadora do prêmio de 18 milhões de euros?

Mas Jo, diferente do que poderiam pensar, decide guardar essa fortuna em formato de cheque em sua casa, e, apesar de ser milionária, continua levando a vida que sempre levou, como se aquele dinheiro não existisse, até que enfim decida o que fazer com ele e como contar ao marido que agora eles tem MUITO dinheiro. Ao contrário de Jo, seu marido tem sonhos de consumo, que incluem coisas simples e exageradas, as quais eles nem consideram como possíveis, mas, não custa nada sonhar, né?

"Passamos uma vida enchendo uma casa; e, quando ela está cheia, estragamos as coisas para poder substituí-las, para ter o que fazer no dia seguinte. Chegamos a estragar o casamento para nos projetar em outra história, outro futuro, outra casa."

Antes mesmo do tão sonhado prêmio ser dela, Jo já imaginava que, com a possibilidade de ser rico, seu marido com certeza iria largá-la por alguém mais jovem e bonita, e, agora com tanto dinheiro, esses medos ficam ainda mais reais. Além disso, ela tem a consciência de que nem todo dinheiro do mundo compra a felicidade, e não quer arriscar perder a si mesma, sua essência, por isso. Ela passa então a planejar, através de listas, o que faria com esse dinheiro, enquanto reflete sobre todas as mudanças que aquilo irá acarretar em suas vidas, até que decida de fato usufruir de sua fortuna.

"Ser rico é detectar tudo o que é feio, uma vez que o rico tem a arrogância de pensar que pode mudar as coisas. Que basta pagar para isso."

A lista dos meus desejos é narrada em primeira pessoa por Jo, numa escrita que nos torna tão próximos da personagem que é impossível imaginar essa leitura por uma outra perspectiva.

Esse livro já estava na minha lista há muito tempo, e nem me lembrava mais do que se tratava sua história. Peguei para lê-lo sem pretensões, sem nenhuma pré concepção, sem saber o que me esperava, e fiquei totalmente envolta por essa história e apaixonada!

O livro traz reflexões muito profundas e intensas, a respeito do dinheiro, das mentiras que todos os dias contamos uns aos outros e a nós mesmos, dos relacionamentos duradouros, enfim. Todas temáticas tão importantes, e que realmente mexem com o leitor, por serem coisas muito próximas da nossa realidade. Outra questão abordada no livro é a respeito do luto, e como cada pessoa vivencia essa experiência de maneira diferente, e do quão doloroso é perder alguém que amamos.

"Você me faz falta. Seus carinhos me fazem falta. O barulho do chuveiro quando você chegava em casa me faz falta. Mamãe me fez falta. Minha infância me faz falta."

Senti uma empatia sem tamanho por Jo, que relata suas inseguranças e seu relacionamento meio desgastado e morno com seu marido, de maneira que realmente conseguimos sentir sua dor. Houve momentos em que eu quis socar a cara desse marido dela, e outros em que queria apenas oferecer meu ombro para essa mulher chorar.

"[...] quando me preocupo, ela responde com um riso nervoso que deforma sua boca, se eu parar, Jo, vou desabar, e se eu desabar, tudo desaba comigo, então não me segure, me empurre, me empurre."

Eu ainda não havia lido nada do autor, e, no começo, me causou uma certa estranheza a sua forma de escrita. As vezes me confundia com os pensamentos e falas dos personagens, por não estar muito bem definido quem estava falando naquele momento, mas não foi nada que impediu o desenrolar da leitura que, pelo contrário, fluiu muitíssimo bem, e, me adaptando a uma escrita diferente, conclui o livro em apenas dois dias. Vi algumas resenhas falando sobre o enredo ser um pouco lento e parado, mas o livro é extremamente reflexivo e intenso, e não seria possível abordar de maneira tão profunda certos aspectos se a narrativa fosse corrida e cheia de ação.

Finalizo dizendo que adicionei mais um livro à minha lista de favoritos! Simplesmente amei essa história, e tirei dela várias lições que com certeza levarei pela minha vida toda. 

E você, já conhecia esse livro? Me conta o que achou dessa história linda aqui nos comentários.

Beijinhos!


4 Comentários

  1. Oi, Janaína como vai? Eu já conhecia este livro, embora não tenha lido. Me parece uma obra bastante tocante e envolvente, daquelas de não querer que o livro termine. Ótima resenha. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas gosto de pegar obras que nos façam pensar. Acho que sou meio como a Jo, de querer analisar os prós e contras antes de sair fazendo as coisas. Então, acho que me identificaria com a leitura. Vou procurar pelo livro.

    Um beijo,
    Fernanda Rodrigues | contato@algumasobservacoes.com
    Algumas Observações
    Projeto Escrita Criativa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda
      Que legal, eu também gosto muito de livros que me fazem pensar, acho que são sempre leituras importantes.

      Bjao

      Excluir