TítuloO Que Alice Esqueceu
Autor: Liane Moriarty
Editora: Intrínseca

Pág: 320
Tempo de Leitura: 17 dias.

O livro conta a história de Alice que, após um acidente, se esquece dos últimos 10 anos de sua vida. A partir daí, ela tem que se redescobrir, visto que sua vida mudou completamente desde que tinha 29 anos (tendo agora 39 anos). Ela descobre que se tornou uma pessoa completamente diferente do que gostaria de ser... se percebe mais autoritária, mandona, mas também mais dona de si! Descobre-se sem saber ser mãe, já que não tem ideia de como foi criar três crianças nos últimos 10 anos. 

Além de ter se tornado uma outra pessoa, as pessoas ao seu redor mudaram muito também. Sua mãe e irmã são pessoas que agora ela não compreende, ela se relaciona com amizades diferentes, e até seu marido não é mais o mesmo, e inclusive, eles estão se divorciando e ela está saindo com outra pessoa.

O Que Alice Esqueceu é um livro que me trouxe vários sentimentos durante a leitura, muito por eu ter desenvolvido uma certa empatia com a personagem, pelas coisas que ela estava vivenciando. Sabe aquilo que dizem sobre sermos adultos, mas não nos sentirmos como tal? Acho que esse foi o sentimento que mais me invadiu durante a leitura.

Eu estava desesperada junto com Alice com a questão de "não saber ser mãe". Porque não tem como a gente se imaginar nessa situação, de não ter a menor noção de como seria criar uma criança, e de repente aparecerem três crianças, os três seus filhos, criados por você, com personalidades completamente distintas, e você não ter a menor noção de como agir dali em diante. 

Outro dos meus "desesperos" foi em relação ao casamento dela. Ela está vivendo o casamento dos sonhos, com um marido que a ama, e de repente acorda descobrindo que seu marido a odeia, que o amor deles pode ter acabado, e se sentindo mais segura nos braços de outra pessoa...  enfim, foi um livro muito reflexivo pra mim, e que me despertou muita empatia pela personagem.


Eu não diria que teve algo que não gostei, mas o final não foi como eu esperava. Não por ter sido sem sentido ou algo assim, mas porque eu havia lido outro livro da autora, com um final bem PÁ!, com umas revelações muito intrigantes, e acho que estava esperando a mesma coisa desse livro. Mas achei que o final foi bem real, sobre não termos como saber qual escolha vai ser a melhor, temos apenas que decidir, e ir em frente... é sobre descobrirmos o resultado das nossas escolhas por nós mesmos, e vivenciar tudo através da nossa experiência.

A leitura foi muito fácil, fluiu muito bem pra mim, apesar de achar que demorei um tantinho para conclui-la, talvez por algumas poucas partes terem sido um pouco arrastadas, mas no geral, é um livro muito tranquilo de ler.

Recomendo demais pra quem goste de romances de vida real, e pra quem curte a escrita da autora também!

E você, já leu algum livro da autora? Me conta aí nos comentários.


Beijinhos!


"Os céus proclamam a justiça [do Senhor], e todos os povos contemplam a sua glória." Sl 97:6


12 Comentários

  1. Oi! Eu já li dois livros do mesmo estilo, que a protagonista perde a memória e etc, mas definitivamente não é algo que eu goste. Não deu certo com os dois livros, parece que você tá lendo uma personagem forçada, sei lá, por isso desisti desse tipo de leitura.

    Beijo
    http://www.capitulotreze.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!!

      Ahh, eu não senti isso com os personagens dos livros que eu li que tratam sobre perda de memória, mas acho que isso é algo muito pessoal, do gosto de cada um mesmo.

      Bjão ♥

      Excluir
  2. Oi Janaína,
    Da autora, eu li 'Pequenas Grandes Mentiras' e até que gostei, mas não peguei outros livros dela para ler.
    E confesso que este já está na minha lista de desejados ;)
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Alessandra! :D

      Eu já tinha lido O Segredo do Meu Marido e amaaaado, então por isso eu quis tanto ler esse.
      O "Pequenas grandes mentiras" eu assisti a série antes de saber sobre o livro, aí me desinteressei em ler ...

      Bjão ♥

      Excluir
  3. Oi, Janaina!
    Eu nunca li nenhum livro da Liane, mas vejo muitos elogios. Esse eu vejo pouca gente lendo e eu nem sabia que tratava esse assunto.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Concorra a quatro livros e mais um kit de marcadores no instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Luiza!

      Então, eu já tinha ouvido falar sobre esse livro antes, mas nunca havia lido nenhuma resenha nem nada, então só fui pela autora mesmo, que eu já tinha lido outras obras, e amado a escrita.

      Bjão ♥

      Excluir
  4. Oie!
    Já ouvi falar muito bem dessa autora, mas infelizmente ainda não li algo dela :/ Quero muito! Esse livro deve ser muito desesperador, imagina esquecer de coisas tão simples? Esquecer da sua própria vida? Acho que vai ser uma experiência diferente a leitura desse livro.
    Beijos
    Our Constellations

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ana!

      Sim, é bem desesperador, porque a gente consegue se colocar muito no lugar da personagem, e sentir todo esse pavor de ter "perdido" toda uma parte da sua vida, por não se lembrar de nadaaa do que aconteceu... :O

      Bjão ♥

      Excluir
  5. Adoro quando os livros trazem algo de muito positivo pra nós, é muito legal...
    Apesar de as vezes ser ruim ser reflexivo demais, pq a gente entra muito na gente, é muito bom porque promove o crescimento, né?
    Que legal, adorei a sua resenha <3
    Já segui seu blog tb

    Beijocas da Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pâm,

      O problema é que quando a gente se volta muito pra dentro de nós mesmos, acabamos descobrindo e nos deparando com coisas que "escondemos" e com as quais não queremos lidar. Mas é sempre saudável conseguir lidar com isso, por isso acho muito importante essa introspecção as vezes!

      Muito obrigada linda! ♥

      Bjão

      Excluir
  6. Não conheço os livros dessa autora, mas esse em especial me deixou curiosa desde o ano passado. Vou ler logo que der, pois gostei de saber um pouco mais a respeito...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Hanna

      Ah que bom! Essa é uma daquelas autoras que eu sei que, independente do livro que for, sempre vai ser uma leitura incrível!

      Bjão ♥

      Excluir