TítuloTempo de Partir
Autor: Jodi Picoult
Editora: Verus
Pág: 434
Tempo de Leitura: 22 dias.

O livro conta a história de Jenna, uma garota de aproximadamente 13 anos, que teve sua mãe, Alice, desaparecida quando ainda era bebê. As circunstâncias do desaparecimento são ainda um mistério para ela, visto que a única pessoa presente nos últimos momentos com Alice foi seu pai, Thomas, que teve um surto psicótico e foi internado numa clínica psiquiátrica desde então. 

Alice é uma pesquisadora de elefantes, que vive em um santuário de elefantes com seu marido, Thomas, sua filhinha Jenna, e com os empregados do santuário, Gideon, Nevvie e Grace. Um dia, após vários acontecimentos que são descritos no decorrer do livro, uma das funcionárias é encontrada morta, com sinais de pisoteamento de elefante. O outro funcionário, Gideon, está com a mulher em seus braços, Thomas está em surto em um de seus galpões, e não encontram Alice e nem Jenna. Após muito procurar, um dos detetives que está investigando o caso, Virgil, encontra uma mulher desmaiada e identifica Alice. Ela é levada para um hospital porém, antes que se possa fazer perguntas a ela e concluir a investigação da morte da funcionária, ela desaparece do hospital, e ninguém sabe mais nada dela. A morte da funcionária então é dada como acidental, ocasionada pelo pisoteamento do elefante, apesar de que Virgil desconfiasse de que havia algo a mais para ser investigado.

Jenna, que é uma menina muito diferente da maioria das adolescentes de sua idade, tem como foco na vida encontrar sua mãe e descobrir porque esta sumiu. Após várias tentativas de encontrar uma resposta com sua avó, com quem tem uma relação levemente distante apesar de morarem na mesma casa, ela decide procurar uma médium. Esta, chamada Serenity, é uma famosa médium que auxiliava, em seu programa de tv, os policiais a encontrarem pessoas desaparecidas. Porém, após ter falhado em encontrar o filho desaparecido de um famoso senador, ela passa a errar todas as suas previsões, como se estivesse com suas habilidades falhadas, e sua carreira como famosa médium celebridade vai por água abaixo. No momento em que Jenna a procura, ela está atendendo clientes num lugar pequeno e, como ela mesmo afirma, está tapeando-os, pois desde o ocorrido com o senador, ela perdeu suas habilidades e não consegue de verdade contatos com os entes falecidos dos seus clientes, sendo realmente uma charlatã. Porém, após esse primeiro contato com Jenna, em que Serenity recusou o pedido de ajuda para encontrar Alice, ela passa a ter sonhos e acredita que realmente possa ajudar a menina a encontrar sua mãe.

Enquanto isso, após ter tido seu pedido de ajuda recusado por Serenity, Jenna vai em busca do detetive que participou do episódio em que sua mãe desapareceu. Virgil havia se mudado, simulado sua morte e mudado seu nome. Virou um investigador particular, que se embebeda o tempo inteiro, e vive uma vida miserável. Mesmo assim Jenna o encontra, e passa a questioná-lo sobre o paradeiro de sua mãe, e se ele poderia ajudar a encontrá-la. Da mesma forma que Serenity, ele recusa de início, mas depois decide ajudá-la, motivado pela culpa que ainda sente por não ter investigado da melhor forma possível o acidente ocorrido a anos atrás.

A partir daí, Jenna, Serenity e Virgil usam de todos os métodos que podem para tentar encontrar Alice, investigando tudo e todas as circunstâncias a fim de entender o que de fato ocorreu no santuário, o por que de Alice ter sumido, o que ocasionou o surto de Thomas... enfim, eles vão tentar finalizar esse ciclo para Jenna, ajudando-a a encontrar respostas, ao mesmo tempo em que tentam curar suas próprias feridas.


Tempo de Partir é um livro narrado, assim como todos os outros da autora que já li, em primeira pessoa, sendo cada parte narrada por um personagem, o que nos auxilia demais a entender todos os lados da história, a criar uma empatia com cada um deles, e nos apaixonar pela história. Sou suspeita para falar porque amo Jodi Picoult, e todos os livros que li dela foram apaixonantes e muito envolventes, e com esse não foi diferente. O livro é escrito de uma maneira que consegue nos prender do início ao fim, porém do meio para o final, ele te prende de uma maneira, com algumas novas descobertas que vão sendo feitas, que é simplesmente impossível largar a leitura.

Eu achei muito interessante a temática do livro, que fala sobre esse lado mais espiritual, com a médium, e também sobre esses animais incríveis, que são os elefantes. Confesso que, se soubesse antes de começar a ler, que esses seriam os temas, talvez não me interessasse em ler, porém, ainda bem que eu não sabia, porque eu aprendi muito com essa leitura.

Sobre os elefantes, eu nunca imaginava o quão parecidos com os humanos eles eram. Para mim, eram animais selvagens que sim, eu sempre acreditei terem emoções bastante intensas, devido a notícias que vemos desses animais mantidos em circos, porém eu não imaginava que suas emoções eram tão transparentes, tão similares as nossas em muitos sentidos. Eu aprendi taanto sobre esses animais durante a leitura do livro, que minha vontade era de ir até a África e observá-los de perto, em todos os momentos de importância descritos no livro, como no nascimento, na criação dos elefantinhos, na vivência do luto. Enfim, o livro fez com que eu me apaixonasse por esses animais! ♥

Além de tudo isso, o livro ainda tem uma lição muito importante sobre família, sobre a importância que damos à aqueles que nos rodeiam, sobre as decisões que tomamos que podem influenciar toda a nossa vida. E o final dessa obra maravilhosa é simplesmente um tapa na cara. Um plot twist que eu não vi chegando, que me deixou de cara, e me deu vontade de ler todooo o livro de novo. É simplesmente fora do comum de surreal esse livro!

Talvez o tema do livro não agrade a todos, mas recomendo demais que dêem uma chance a ele. Com certeza vão se surpreender. E se não conhecem a autora, de novo, dêem uma chance a leitura de um de seus livros, porque tenho certeza que irão se apaixonar.

E você, já leu esse livro, ou algum da autora? Me conta aí nos comentários.



Beijinhos!


"Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou." Gn 1:27


12 Comentários

  1. Olá!
    Nunca li nada da autora, mas quero ler esse.
    Achei esses dias na livraria e quase comprei, mas como não tinha referências, fiquei na dúvida e não trouxe.
    beijo
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Ale!

      Nossa eu sou apaixonada por essa autora! Já li vários livros dela, e todos são incríveis! A escrita é impecável, nos prende do início ao fim, e as histórias são sempre muito emocionantes.

      Bjuu ♥

      Excluir
  2. Nunca li os livros desta autora, mas confesso que a história me chamou a atenção!
    Não sei se eu gostaria, mas acho que seria um bom desafio (:
    Adorei teu blog!
    Visita o meu e siga, caso goste! Voltarei aqui mais vezes! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tanara!

      Muito obrigada!

      Claro, vou adorar seguir seu blog, mas qual é o link?

      Sobre o livro, ele é muito bom mesmo, eu recomendo a leitura.

      Bjuu ♥

      Excluir
  3. Essa questão que você falou de ler sem saber o tema, eu faço muito isso. Não leio a sinopse de alguns livos, porque quero ter aquela surpresa, sabe? Sinceramente eu não saria uma chance para o livro, rsrs, mas quem sabe se eu esquecer e ler sem querer.

    Até mais!

    www.depoisdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!!

      Então, eu também não daria se soubesse do que se trata, mas depois de ler, eu fiquei impactadíssima, e muito feliz por ter lido, haha.

      Bjuu ♥

      Excluir
  4. Adorei as diversas metáforas que podem ser encontradas nas entrelinhas da trama! Fico louca por obras que trazem esses tons de mistérios para discutir mais aspectos humanos. Muito bacana!

    semquases.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!

      Sim, o livro traz muitos aspectos a serem discutidos, é muito reflexivo e diria até que é transformador.

      Recomendo demais!

      Bjuu ♥

      Excluir
  5. Nunca li nada dessa autora, mas me parece ser uma boa leitura. Já achei interessante o mistério que tem na trama e fala sobre área profissional que ninguém toca no assunto... pois é meio esquecida... rs
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Eu sou apaixonada por essa autora, e recomendo demais toooodos os livros dela!
      Então, falar sobre elefantes foi o que me ganhou nesse livro, além dos profissionais que trabalham com esses animais... é um universo tão totalmente diferente, mas só em ler o livro parece que já sei um pouco mais... ♥

      Bjuu ♥

      Excluir
  6. Eii! Tudo bem?

    Olha, se eu tivesse pegado este livro sem antes ler sua resenha, nunca teria o lido também. Já li um livro que fala um pouco sobre os elefantes e adorei, são animais muito inteligentes, e sempre ficava impressionada! Nunca li nada que envolvesse algo mais espiritual e seria bem legal ter alguma experiência. Adorei a resenha <3

    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lídia!

      Eu também nunca li nada com essa temática, mas achei bem interessante e diferente do que estou acostumada. Sobre os elefantes, eles são os personagens principais do livro, com certeza. E eu me apaixonei por eles!

      Bjuu ♥

      Excluir