Olá pessoal!

Esse será mais um post, da série de posts do livro "100 segredos das pessoas felizes", do David Niven. 

Serão textos onde falarei sobre algum capítulo do livro que achei interessante, e que acredito que também possa agregar na vida de vocês, fazendo um breve resumo do capítulo em questão.

Algo que nos traz felicidade é a sensação de sermos bons em algo. Seja no que for, em tocar algum instrumento, em alguma matéria na escola, no relacionamento com alguém, enfim, se pensarmos bem com certeza encontraremos algo em que somos competentes para fazer. E é sobre isso que eu gostaria de falar hoje.

Quando fazemos aquilo em que somos bons, que temos talento para fazer, seja o que for, como eu já disse acima, tendemos a fazer isso com prazer. Sabendo o que estamos fazendo, não precisamos pedir ajuda, não temos medo de não conseguir, porque sabemos que aquilo é algo que temos plena competência de fazer.


O livro traz uma pesquisa feita na Universidade da Pensilvânia que mostra que os alunos geralmente tiravam notas mais altas nos departamentos em que havia menos matérias obrigatórias. Pensaram se tratar dos cursos mais fáceis, mas foi descoberto que esses alunos tiravam as notas mais altas tanto nos cursos efetivos quanto nos obrigatórios. Com isso, se concluiu que os alunos que tinham mais liberdade, escolhiam as matérias que mais lhes agradavam e nas quais eles se saíam bem e, por conta disso, seu desempenho nos cursos efetivos também melhorava.

Por isso, não importa se você é bom em cuidar dos filhos, ou bom em administrar uma empresa, ou em tocar violão, ou em qualquer outra coisa. Se você se sentir competente nisso que está fazendo, você se sentirá mais feliz e realizado.

Espero de verdade que esse texto tenha te ajudado de alguma forma. Caso conheça alguém que precise ler essas palavras, compartilhe com ele!



Beijinhos!


"Em tudo seja você mesmo um exemplo para eles, fazendo boas obras." Tt 2:7a


16 Comentários

  1. Quando a gente cuida mais de nós e do que nos faz feliz, tudo muda, né? Amei seu post!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Kaila, muito obrigada linda!

      Sim, é verdade, a felicidade as vezes vem de coisas tão pequenas e simples, que a gente passa batido, mas são muito essenciais nessa nossa busca.

      Bjão ♥

      Excluir
  2. Olá!
    Mais pura verdade...
    É muito mais prazeroso fazer aquilo que a gente se identifica. O trabalho deixa de ser um trabalho!
    Adorei o texto.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mônica! :D

      Ah que bom, fico feliz que gostou! ♥

      É verdade, todo mundo deveria ter esse privilégio...

      Bjão♥

      Excluir
  3. Olá.
    Adorei o post, Janaína. Realmente, competência gera felicidade.
    Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jéssica!!

      Ah, que bom, fico muito feliz mesmo!

      É verdade, e é algo que todo mundo tem, mas que algumas vezes a pessoa ainda não descobriu! :D

      Bjão ♥

      Excluir
  4. Que incrível, você ajudou e muito :D

    https://www.submersaempalavras.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Monyque!

      Ah, fico muito feliz mesmo, porque esse é sempre o objetivo! ♥♥♥

      Bjão ♥

      Excluir
  5. Ei, Janaina!

    Eu adoro textos que nos ''botam'' para cima de alguma forma. Acredito que sempre precisamos ouvir algumas palavrinhas de apoio em algum momento, nos ajuda a ficarmos motivados! Eu sempre tento fazer atividades que sinto prazer em executar, sinto que o tempo passa rápido e, ao final do dia, me sinto cansada, mas realizada. Adorei o texto!

    Beijão
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lídia!

      É verdade, é por isso que gostei tanto desse livro, porque em todos os capítulos ele tem alguma dica que nos motiva, nos encoraja, e nos ensina como ser feliz nas pequenas coisas.

      Um bjão ♥

      Excluir
  6. Oi! Menina, isso realmente tem tudo a ver. É que nem fazer faculdade e aplicar o curso no trabalho, a gente se sente competente porque estudou pra isso e sabe o que tá fazendo. Eu ainda não me sinto uma pessoa assim mas acho que isso vem com os anos, essa confiança de fazer algo que a gente gosta e acha que realmente possa fazer.

    Beijo!
    http://www.capitulotreze.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Miriã!!

      Então, mas mesmo que não seja no ambiente de trabalho, sempre há algo em que a gente é bom em fazer, e é isso que devemos buscar fazer mais. Pode ser até em fazer um bolo, se isso for algo em que você é bom, fazê-lo vai te trazer mais felicidade.

      Que você possa trilhar seu caminho em busca dessa autoconfiança! ♥

      Bjão

      Excluir
  7. Oiii Janaina

    Com certeza, acho que o que a gente sente reflete no que fazemos e se sentimos amor pelo que fazemos, as pessoas ao redor sentem isso, tudo flui melhor, mas quando fazemos algo por obrigação, também fica nitido aquele peso, aquela falta de satisfação. Infelizmente nem sempre dá pra fazer apenas aquilo que nos traz alegria, tem varias coisinhas na vida que acabamos tendo que fazer por obrigação, mas se em meio à isso pudermos sempre tirar um tempo pra nós mesmos e pra aquilo que nos deixa bem, já faz o dia inteiro ter valido a pena.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Ivy!

      É verdade, infelizmente tem muito que temos que fazer por obrigação apenas. Mas acho que é isso mesmo que você falou, mesmo que tenhamos coisas que não nos deixam felizes, se conseguirmos colocar uma coisinha na nossa rotina em que somos bons em fazer, isso já vai mudar nosso dia.

      Bjão

      Excluir
  8. Realmente, sempre que consigo ser boa em algo já me dá aquela felicidade de "OPA! Consegui!!!"

    Me parece ser interessante esse livro 100 segredos das pessoas felizes. Vou dar uma pesquisada depois rs

    It's Lizzie | Facebook | Instagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lizzie!!

      Ah, esse livro é ótimo mesmo, eu super recomendo. Em cada capítulo ele fala sobre essas pequenas coisas que nos trazem felicidade, e é muito motivador.

      Bjão ♥

      Excluir