TítuloPrecisamos Falar Sobre o Kevin
Autor: Lionel Shriver
Editora: Intrínseca

Pág: 463
Tempo de Leitura: 23 dias.

O livro é narrado através de cartas escritas por Eva Katchadourian, mãe do Kevin, para Franklin, seu esposo e pai do Kevin. Ela começa as cartas aproximadamente um ano depois da fatídica quinta-feira, em que tudo aconteceu. O QUE aconteceu, de maneira geral, já fica explicitado logo no início do livro, que foi o massacre realizado por Kevin dentro de sua escola. Digo "de maneira geral" porque alguns detalhes muito importantes só são revelados ao final do livro (e que eu já sabia porque, infelizmente, eu vi o filme primeiro).

Eva relembra em suas cartas todo o seu relacionamento com Franklin, desde quando se conheceram, e como era a relação que eles tinham, ficando muito claro seu amor por ele. Ela relata também o momento em que decidiram engravidar, que foi um pouco por pressão do Franklin e um pouco por estar envelhecendo e temer esperar demais. A questão é que, desde o início, Franklin idolatrava essa criança e Eva, ao contrário, desenvolveu uma aversão pelo bebê desde o ventre, e o bebê sentia o mesmo por ela.As cartas retratavam também toda a infância de Kevin, que vivia em pé de guerra com a mãe e era extremamente dissimulado com o pai.

Quando o Kevin já está maiorzinho, Eva decide engravidar novamente,mesmo não sendo da vontade do Franklin, e descobre que sua aversão não era a ter filhos, e sim ao Kevin, especificamente, pois desenvolve uma relação de amor verdadeiro com sua filha, Celia, desde o ventre

Durante a adolescência de Kevin, ele demonstra diversos comportamentos transgressores, mas Franklin sempre arruma uma desculpa para isso, até mesmo quando, enquanto Kevin deveria estar cuidando de Celia, esta joga ácido no olho, ficando permanentemente cega e com o rosto deformado. Eva desde sempre desconfia dos comportamentos e atitudes de Kevin, mas a partir desse episodio com Celia, ela confirma suas suspeitas do quão maldoso e cínico ele é.

Ao fim do livro, enquanto Eva retrata detalhadamente como foi a fatídica quinta-feira do massacre, vão sendo revelados detalhes de como foi esse dia, de como Kevin agiu, e todas as pessoas que atingiu, que torna essa história ainda mais impactante.

O livro é bastante pesado, com uma linguagem mais rebuscada, e as vezes de dificil entendimento. Além do mais, pelo fato da narrativa ser toda feita em cartas, o presente e o passado se misturam, o que pode deixar o leitor um pouco confuso com a ordem cronológica dos fatos.

Mas, apesar desse detalhe, o livro é EXCELENTE! A narrativa escolhida para contar essa história tão triste, para mim, foi a mais certeira, pois conseguimos nos colocar no lugar de Eva, e sentir e enxergar essa história pelos olhos dela, e sendo contada para a pessoa que mais ama no mundo, fazendo com que ela pudesse expressar o que estava em seu coração de verdade, sem filtros e sem medo de magoar.

Esse livro me fez refletir sobre muitas coisas, em especial na questão da maternidade, e nos receios que eu mesma tenho em relação a isso. O livro mostra uma visão muito diferente daquela idealizada, mostrando os sentimentos que podem surgir a partir dessa vivência, que não são só de amor, mas também pode ser de medo, mágoa, ciúme...

Enfim, é muito difícil expor em palavras os sentimentos que ficam após a leitura. Mas a conclusão é que esse é um livro que eu AMEI ler, e agora eu já quero rever o filme também, rs.

E você, já leu esse livro? Me conta aí nos comentários o que achou.


Beijinhos!


"Aquietai-vos e sabei que Eu sou Deus." Sl 46:10a


14 Comentários

  1. Parabéns Janaína a resenha está perfeita, muito bem elaborada,nos colocando a par dos acontecimentos cruciais da obra. Eu não conhecia esse livro e ao ler a análise percebi que a leitura parece ser tensa e profunda, apesar de você ter gostado da leitura. Não sei te dizer se eu o leria no momento, mas certamente é um livro que vale a pena ser lido por aqueles que tiverem a oportunidade de lê-lo. Gostei da sua indicação. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luciano!
      Muito obrigada mesmo!
      Sim, a leitura é um pouco tensa mesmo, devido ao tema, mas é realmente muito bem escrita e eu amei ter lido.

      Bjos ♥

      Excluir
  2. Ei, Janaína! Tudo bem?

    Eu sempre ouvi falar muito deste livro e sempre tive muito vontade de lê-lo. Parece ser uma história bem densa, que nos provoca vários sentimentos conflitantes, não é? Gosto de livros assim rsrsr. Enfim, depois de sua resenha, com certeza irei dar uma chance a ele!

    Beijos
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!

      Sim, é um livro mais denso, com uma história bem forte, mas foi uma leitura excelente, especialmente pelas reflexões que causou.

      Bjao ♥

      Excluir
  3. Oi Janaína,
    Essa parte da linguagem ser complicada, confesso que me desanima.
    Estou lendo alguns clássicos esse ano que precisam de mais dedicação, então procuro livros mais fáceis para intercalar as leituras. :(
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Então, a linguagem é um poucooo mais rebuscada, mas não chega a ser igual aos livros clássicos não, acho que é mais tranquilo.
      Mas com certeza, a gente tem que mesclar mesmo, se for ler só coisas muito pesadas e mais difíceis, a gente não aguenta.

      Bjao ♥

      Excluir
  4. Oi Janaina!
    Nem sabia que era um livro!
    Sou doids pra ver o filme, mas sei q é meio pesado, aí fico protelando, rs. A temática me parece interessante.
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Pois é, quando vi o filme também não sabia que tinha o livro, se não teria esperado a leitura primeiro kkk

      É mais pesado mesmo, e ainda mais devido a tudo que vem acontecendo recentemente, é mais complicado ainda. Mas recomendo, quando estiver no "clima" para ler.

      Bjao ♥

      Excluir
  5. Eu nunca li esse livro, mas quando ele tem essa linguagem rebuscada, prefiro ler com bastante calma, respirar fundo... e tento não perder a coragem... Eu acho que deixa o livro muito pesado e exige mais paciência do leitor...
    Bjks!

    Mundinho da Hanna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Com certeza. Quando eu o li, foi desse jeito mesmo, com mais calma, com paciência, e realmente me dedicando a compreendê-lo inteiramente, porque já havia tentado ler anteriormente e parado justamente por isso.

      Bjao ♥

      Excluir
  6. Olá,
    Até hoje morro de vontade de ler esse livro, parece pesado e polêmico... não imagina como pode ser o final.
    Também tenho muita curiosidade em ver o filme, acho que acabará acontecendo primeiro. To chocada com essa parte do ácido.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Pois é... eu não me lembro se essa parte do ácido tem no filme também, mas foi algo bem importante pra historia.
      Sim, o livro é bem polêmico, tanto por retratar um massacre em escola, quanto pela abordagem que faz da maternidade e da relação mãe-filho.

      bjao ♥

      Excluir
  7. Oii Janaína.
    O que mais me chama atenção nesse livro é o fato do autor explorar a dificuldade da maternidade. Sempre à afirmam como tão bonita, mas esquecem dos percalços. Apesar de ser uma narrativa densa e meio confusa, quero muito ler. Beijos.
    Fantástica Ficção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Sim, esse foi um ponto que gostei bastante no livro, e acho que foi algo um tanto quanto polêmico, porque as pessoas tendem a idealizar a maternidade como algo mágico, incrível e que toda mulher deve passar, porém não é bem assim na realidade, e imaginar isso causa muita frustração...

      Bjao ♥

      Excluir