Olá meus amores!

Cada um de nós tem uma forma de se organizar em relação as leituras. E hoje eu vou apresentar para vocês a forma como me organizo, para nunca me perder em relação aos meus amados livrinhos!

Pois bem, de início, a forma principal com que eu me organizava era através do Skoob. Essa é uma plataforma muuuito conhecida pelos leitores brasileiros, acredito que pela sua simplicidade e facilidade de uso.

Lá conseguimos encontrar uma gama muuuito gigantesca de livros, e, caso não encontre algum livro, você mesmo pode cadastrá-lo, porém, em todos esses anos de uso, comigo nunca aconteceu de não ter algum livro que eu quisesse adicionar a minha estante. Pelo Skoob conseguimos controlar os livros que queremos ler, os que já lemos, os abandonados, os livros que temos, os que desejamos, nossas metas de leitura, além de participar de sorteios que acontecem no decorrer de todo o mês dos lançamentos das editoras (acreditem, eu já ganhei um livro no sorteio do Skoob uma vez, e agora estou sempre na esperança de conseguir ganhar novamente, haha). 
Dá para ver que o Skoob é uma ferramenta bem completinha, e de uso muito fácil e simples.
Porém, assim como todas as ferramentas "automáticas", "digitais" ou seja lá como você quiser chamar, sempre há o risco de algo sair errado, e de perdermos alguma informação, e foi o que aconteceu comigo. Confesso que nem foi culpa do Skoob, e sim minha, mas foi algo que me deixou tão desnorteada, que me fez repensar o uso somente dessa plataforma. O que aconteceu foi que eu inventei de excluir alguns livros da minha lista de desejados, porque eram livros que eu já não queria ter, porque já tinha lido e não tinha a necessidade de tê-lo fisicamente. Aconteceu que a espertinha, ao invés de simplesmente tirar o livro da lista de desejados, excluiu o livro da estante. E isso aconteceu com mais ou menos 2 ou 3 páginas da minha estante,e quando eu percebi, já tinham saído mais ou menos uns 75 livros, que eu já tinha lido e avaliado, mas que exclui sem querer.
Por conta dessa loucura, que realmente me deixou bem perdida em relação as minhas leituras, eu decidi buscar outros métodos. Foi aí que eu conheci o Caderno de Leituras, que é o método que venho utilizando hoje em dia. Funciona assim: ao invés de deixar tudo anotado somente no Skoob, utilizamos TAMBÉM um caderno, onde anotamos tudo manualmente, com basicamente as mesmas divisões do Skoob.
Então, eu utilizo um caderno pequeno, de 1 matéria, que eu separei em: 
* Livros Lidos: onde anoto todos os livros que li, fazendo uma pequena fichinha de leitura, com nome do livro, autor, editora, número de páginas, data de início e término e uma avaliação. Como eu achei que ficaria muito trabalhoso, comecei a organizar a parte dos livros lidos a partir de quando fiz o caderno, que foi em 05/2018, mais ou menos.
* Quero Ler: onde anoto todos os livros que quero ler, somente com nome, autor e nacionalidade do autor, que é algo que facilita pra mim na hora de buscá-los na biblioteca da minha cidade. Assim que faço a leitura de algum deles, eu passo o marca texto em cima do livro lido, e assim fica fácil de visualizar.
* Tenho: onde anoto minha pequena coleçãozinha de livros, deixando também marcado quais são os livros que já li com marca texto. Nessa parte eu também anoto apenas o nome do livro e autor, porque não vejo necessidade de mais informações.
* Favoritos: onde anoto minha relação de livros favoritos, desde que eu comecei a fazer o controle pelo Skoob, e também anoto somente nome do livro e autor.
* TBR / Metas do Ano: onde anoto minhas metas para o ano, e depois separo por mês minhas TBR's, para poder controlar certinho o quanto desejo ler para completar minhas metas.
Além desse caderno, também utilizo um caderno grande, de 10 matérias, onde faço as resenhas dos livros que eu já li. Nesse, eu também faço uma pequena ficha técnica dos livros, com nome do livro, autor, editora, páginas, ano de publicação, inicio e termino da leitura, e a resenha do livro. Eu acho esse caderno muito importante, porque daqui a alguns anos, quando eu lembrar de algum livro, sei que posso consultar o que eu achei daquele livro determinado no meu caderninho. Como na época em que comecei a utilizá-lo eu não tinha voltado para o blog ainda, ele me era ainda mais necessário, pois não tinha onde anotar minhas leituras naquela época.
Ok, parece muita coisa, mas juro que não é. Dá um pouquinho de trabalho montar o caderno inicialmente, passar toooodos os livros pra ele, mas depois, como é só manter, fica bem mais fácil, e me sinto bem mais segura. Desde que comecei a utilizar os cadernos, acho que os mantenho ainda mais atualizados que o Skoob, haha, e, para quem é master organizado como eu, vai adorar ter uma ferramenta a mais para se organizar.
E aí, o que você achou desse método de organização de leituras? Como você organiza as suas? Me conta aí nos comentários.

Beijinhos!


"Afaste do seu coração a ansiedade e acabe com o sofrimento do seu corpo, pois a juventude e o vigor são passageiros." Ec 11:10


12 Comentários

  1. Eu utilizava um caderno a um tempo atrás, mas aí tomei vergonha na cara e atualizei meu skoob. Agora tenho tudo lá na plataforma..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee!

      Essa parte de comeeeçaaar a organizar é a parte mais chatinha e que dá mais trabalho, mas depois que está tudo catalogado, da forma que a gente preferir, já fica mais fácil, né?

      Bjão ♥

      Excluir
  2. Oie Janaína =)

    Eu adoro o Skoob. Acho que depois do Twitter é uma das minhas rede sociais que sou mais ativa. É ótimo para organizar a meta de leitura e deixar a nossa vida de leitor mais fácil.

    Beijos;***
    Ariane Reis | Blog My Dear Library.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!

      Também acho! Apesar de usar o caderninho também, não deixo de usar o Skoob, porque me ajuda muito, realmente, além de ser de fácil visualização, então tem sido muito bom pra mim.

      Bjão ♥

      Excluir
  3. Oi, Jana

    Eu até tenho um caderninho, mas uso só para organizar as postagens do blog, as próximas resenhas a serem escritas... essas coisas.
    As leituras organizo no Skoob mesmo, nunca fiz nenhuma besteira por lá. Hahaha

    Beijos
    - Tami
    https://www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Ainda bem que nunca fez besteira lá, porque olhaa, dá vontade de chorar kkk
      É que eu sou meio maluca mesmo, então acabo tendo meio que um caderno pra cada coisa kkk

      Bjuus ♥

      Excluir
  4. Confesso que quase não tenho lido ultimamente, mas é super bom se programar e organizar as leituras, tento organizar tudo por aqui, só assim sinto que o dia flui e que consigo fazer tudo!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Com certeza, porque são tantos livros, ao mesmo tempo em que taaantas coisas acontecem nas nossas vidas a todo momento, que se não nos organizarmos, ficamos completamente perdidos, e isso em todos os aspectos da nossa vida né?

      Bjuus ♥

      Excluir
  5. Oi, Janaina!
    Eu há anos uso um caderno (além do blog de notas do celular) para anotar os livros que já e quando li.
    Mas não sou de anotar todo o resto, apenas a lista dos que quero comprar, que deixo no celular também.
    Uso o Skoob só para colocar os livros livros mesmo.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Provavelmente eu seja realmente uma pessoa extremamente maluca? Talvez kkk mas eu sou completamente paranóica com organização,e meio que desenvolvo uns métodos malucos para organizar todas as áreas da minha vida kkkk

      bjus ♥

      Excluir
  6. Hey Janaina! Tudo bem?
    Eu uso o skoob junto com um diário de leituras. Acho que um completa o outro!
    Quando puder, dá uma passadinha lá no blog.
    Um abraço,
    Thamiris.

    | Blog Misto Quente | Siga no Instagram | Curta no Facebook |

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Concordo e também uso as duas ferramentas, em conjunto! :D

      Bjinhos ♥

      Excluir