Título: Depois daquela montanha
Autor: Charles Martin
Editora: Arqueiro

Pág: 297
Ano: 2016



Sinopse: O Dr. Ben Payne acordou na neve. Flocos sobre os cílios. Vento cortante na pele. Dor aguda nas costelas toda vez que respirava fundo. Teve flashes do que havia acontecido. Luzes piscavam no painel do avião. Ele estava conversando com o piloto. O piloto. Ataque cardíaco, sem dúvida. Mas havia uma mulher também – Ashley, ele se lembra. Encontrou-a. Ombro deslocado. Perna quebrada. Agora eles estão sozinhos, isolados a quase 3.500 metros de altitude, numa extensa área de floresta coberta por quilômetros de neve. Como sair dali e, ainda mais complicado, como tirar Ashley daquele lugar sem agravar seu estado? À medida que os dias passam, porém, vai ficando claro que, se Ben cuida das feridas físicas de Ashley, é ela quem revigora o coração dele. Cada vez mais um se torna o grande apoio e a maior motivação do outro. E, se há dúvidas de que possam sobreviver, uma certeza eles têm: nada jamais será igual em suas vidas. 

O livro conta a história do médico Ben Payne, que está voltando de uma conferência e que, no aeroporto, conhece a jornalista Ashley. Devido a nevasca, os vôos estão cancelados, então Ben contrata um avião particular para levá-lo, chamando Ashley para ir com ele. Quando estão sobrevoando montanhas cobertas de gelo, no meio do nada, o piloto sofre um infarto e o avião cai. O piloto morre, pelo infarto e não pela queda, e sobram apenas Ashley, Ben e o cachorro do piloto, para tentar sobreviver.
A partir daí é que começa o desespero. Com comida e água contados, eles vão ter que caçar para poder sobreviver e lutar contra a temperatura e os animais que os rodeiam. E, em meio a tudo isso, ainda tem que pensar em maneiras de sair dali, e buscar por algum sinal de humanidade. Pra piorar, Ashley tem uma fratura no fêmur e não consegue andar, então Ben tem de arrastá-la consigo, o que dificulta ainda mais a luta pela sobrevivência destes.
Ben tem uma esposa, para quem grava diversos recados em seu gravador no decorrer de seus dias e Ashley passa a conhecer melhor o companheiro através dos recados que ela o ouve gravar. Ela também tem uma pessoa, de quem está noiva, e com quem se casaria no dia seguinte ao dia em que o avião cai. Porém sua relação com o noivo não é "o romance" que parece que Ben tem com sua esposa, e ela relata isso a ele no decorrer do livro.

Depois daquela montanha é um livro narrado em primeira pessoa, por Ben, que mescla momentos atuais com lembranças do passado, em especial quando faz as gravações para sua esposa. O livro proporciona uma leitura fácil, pois tem uma linguagem simples e, como é uma boa história, a leitura flui muito bem.

O que eu mais gostei nesse livro, sinceramente, foi o plot twist no final, que não sei bem se chega a ser um plot, mas é uma revelação muitíssimo surpreendente que eu, obviamente, não poderia contar para não dar spoiler. Mas é algo que muda nossa percepção da história, muda o modo como vemos os personagens, e me deu uma vontade imensa de ler todo o livro novamente, sabendo dessa nova informação, rs.

Pode ser gosto pessoal, e pode ser que pras outras pessoas isso não faça diferença, mas em alguns momentos eu achei os diálogos um pouco "irritantes". Não sei se seria essa a palavra correta, mas achei um pouco arrastados demais e algumas vezes até meio infantis... Outra coisa que me incomodou um pouquinho foi o final, mas eu obviamente não direi o por quê, rs.

Acredito que a maior mensagem que esse livro passa é de que devemos valorizar tudo aquilo que temos, por mais banais e simples que possam ser, todo o "conforto" que possuímos e que muitas vezes não nos damos conta, por já ser tão natural em nossas vidas. Além de, obviamente, valorizar as pessoas que amamos e os momentos que passamos com elas. No decorrer da leitura, me vinha muito o sentimento de gratidão por tudo o que tenho e por todas as pessoas com que convivo. Aquela sensação de "quentinho" no coração.

Recomendo demais o livro, por ter sido tão impactante e por sua história muito emocionante. E agora estou ansiosíssima pelo filme!

Beijinhos!

"O povo disse a Josué: 'Serviremos ao Senhor, o nosso Deus, e lhe obedeceremos'" Js 24:24


2 Comentários

  1. Ainda não li esse livro mas assisti ao filme e achei maravilhoso.
    Agora, com a sua resenha deu mais vontade ainda de ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom! Fico muito feliz mesmo!
      Depois me conta o que achou do livro! :D
      Bjão

      Excluir