Olá pessoal!
Como vocês vão?

Hoje se inicia, realmente, a série de posts que havia dito que faria, a respeito do livro "100 segredos das pessoas felizes", do David Niven.

Serão textos onde falarei sobre algum capítulo do livro que achei interessante, e que acredito que também possa agregar na vida de vocês, fazendo um breve resumo do capítulo em questão.

E, pra começar bem, hoje vamos falar sobre estratégias para se alcançar a felicidade, que é, aliás, o segredo número 1 descrito no livro.

Primeiro, é preciso desmistificar a noção de que a felicidade nasce com a pessoa. Ninguém nasce feliz ou infeliz, o que as leva a esses estados são as ações ou pensamentos da pessoa, que vão reforçar esses sentimentos.

Um exemplo retratado no livro é em relação a o que faz um negócio ter sucesso. Para que um negócio dê certo, é necessário a definição de um objetivo e o desenvolvimento de estratégias a fim de alcançá-lo. Na nossa vida, em relação a felicidade, deve ocorrer o mesmo. Se o que você busca é a felicidade, então, com esse objetivo em mente, deve buscar estratégias para conseguir obtê-la.

Uma pessoa feliz não é aquela que tem sucesso em tudo o que faz, para quem "tudo dá certo", assim como uma pessoa infeliz não é aquela que vive fracassando em todos os seus projetos e na vida como um todo. Na verdade, a diferença está na forma como a pessoa vivencia uma determinada experiência. Assim, o infeliz tende a focar nos aspectos negativos de sua vivência, tanto de acontecimentos negativos quanto também dos positivos, enquanto que as pessoas felizes tendem a focar nos aspectos positivos das suas experiências.



Obviamente, isso se dará nos casos de acontecimentos do cotidiano, e não no caso de tragédias. Veja bem, a vivência da tristeza em situações consideradas trágicas é algo "normal", e até considerado positivo, a fim de que a pessoa possa passar por aquela situação. Porém, o que não pode acontecer é você permanecer nesse estado de tristeza continuamente, sem perspectivas e propósitos na vida. E, se isso estiver acontecendo com você, recomendo fortemente que procure por uma ajuda psicológica.

Por fim, a conclusão é de que, para alcançar a felicidade, você deve buscar por ela. Assim como tudo na vida, se você quer algo, você deve usar suas melhores estratégias para poder alcança-lo. E, caso algo dê errado, não focar no aspecto negativo daquilo que viveu, mas focar no lado positivo, no que você aprendeu com aquilo, no que pode melhorar, ou o que quer que seja.

Enfim, espero que esse post possa ter ajudado você, que está lendo-o agora. E, se conhece alguém que esteja precisando saber mais sobre a felicidade, indique a leitura a ele. Com certeza, mal não fará, rs.

E você, quais estratégias na busca pela sua felicidade?

Beijinhos!


"Não amem o mundo, nem o que nele há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele" 1 Jo 2:15



Deixe um comentário