Olá pessoal!

Esse será mais um post, da série de posts do livro "100 segredos das pessoas felizes", do David Niven. 

Serão textos onde falarei sobre algum capítulo do livro que achei interessante, e que acredito que também possa agregar na vida de vocês, fazendo um breve resumo do capítulo em questão.

O tema de hoje é a "vida comum".  Sim, sobre ser feliz no dia-a-dia, com as coisas que nos acontecem todos os dias, com toda a banalidade que cerca nossa existência.

Pode ser que, no decorrer das nossas vidas nós tenhamos passado, ou ainda vamos passar, por momentos de extrema felicidade, de grandes conquistas, grandes feitos, grandes aprendizados. Mas a maior parte das nossas vidas será de dias comuns. Dias em que acordamos já sabendo tudo o que acontecerá naquele dia, sem grandes expectativas, e que se encerram exatamente como imaginamos que seria.

E hoje eu venho te dizer que é possível sim ser feliz nesses dias comuns! Como? Sabendo usufruir cada um dos nossos momentos. 

Já ouviu falar sobre "estar inteiro" em cada atividade que realizar, em cada lugar que estiver? Isso quer dizer focar totalmente naquilo que você está fazendo, no que está acontecendo naquele exato momento, para que assim possa usufruir inteiramente daquele momento em específico, sem preocupações com o futuro, com as contas que irão chegar ou que já estão nos deixando no vermelho, com o que será feito da nossa vida, enfim. 

E não é por ser um dia comum, que não haverá beleza nele. Pelo contrário. Acontece que estamos muito acostumados com tudo o que nos rodeia, com as belezas e confortos que nos cercam, e passamos a considerar como naturais e sem importância detalhes que, se você parar para prestar atenção, fazem toda a diferença no nosso dia e podem transformar um dia comum, num dia realmente feliz.

Um "exercício" dado no livro, e que acho muito importante que seja dito, visto que ilustra inteiramente tudo o que foi falado até aqui, é a respeito de tomar consciência de cada uma dessas coisas, dando como exemplo o momento do acordar:

"Ao acordar, tome consciência do aconchego da cama onde você descansou e usufrua a maciez dos lençóis. Veja a água descer do chuveiro como um milagre diário e sinta-a escorrer por seu corpo, limpando-o, refrescando-o. Aspire o perfume do café fresco que invade a casa, mastigue vagarosamente o pão quentinho, sentindo seu sabor."



Quantas vezes nós realmente paramos para vivenciar de verdade esses momentos? Eu posso dizer que pra mim esses são momentos raríssimos. Mas que eu tomo como um desafio nesse momento, porque a felicidade, ao meu ver, é algo que deva ser buscado, e isso é algo que depende exclusivamente de você mesmo!

Espero de verdade que esse texto tenha te ajudado de alguma forma. Caso conheça alguém que precise ler essas palavras, compartilhe com ele! 


Beijinhos!


"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo apresentem seus pedidos a Deus" Fp 4:6


2 Comentários

  1. Oi minha linda no final, não retomei meu blog de livros, pois fiz um novo com outro vício o de jogos não tenho divulgado ele por ser mais minha válvula de escape, mas se quiser conhecer ele é este: https://junggamer.blogspot.com/ Parabéns pelo seu blog, já estou lhe seguindo e novamente desculpe pela demora em retornar. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiie!
      Imagina :D

      Ah, que pena que não retomou, mas se encontrou outro vício sobre o qual falar, e se isso está te ajudando de alguma forma, então, que bom!!

      Já estou te seguindo e já avisei meu marido também, que é viciado em jogos, haha, para poder te conhecer.

      Beijão

      Excluir