Olá pessoal!

Esse será mais um post, da série de posts do livro "100 segredos das pessoas felizes", do David Niven. 

Serão textos onde falarei sobre algum capítulo do livro que achei interessante, e que acredito que também possa agregar na vida de vocês, fazendo um breve resumo do capítulo em questão.

Vamos começar nosso texto de hoje com uma pergunta simples, que inclusive dá o título ao nosso post: O que é ter sucesso para você? Antes de responder a essa pergunta, que eu também faço a mim mesma enquanto escrevo esse texto, vamos verificar no dicionário, literalmente, o que significa sucesso.

Sucesso: consequência exitosa, positiva; acontecimento favorável, resultado feliz, êxito; algo ou alguém que obteve êxito.

Pensando nisso, agora sabendo o que literalmente significa a palavra, qual é o significado de sucesso para você? O que faz com que você se sinta uma pessoa de sucesso?

Para algumas (talvez muitas) pessoas, sucesso significa ter uma casa dos sonhos, um salário extremamente alto, muitos carros na garagem... Porém, não é isso que faz de alguém uma pessoa melhor ou pior. Sim, talvez ter muitos bens materiais signifique que você é uma pessoa que obteve sucesso na vida, pois você batalhou e trabalhou muito para essas conquistas, porém, vamos fazer um exercício simples, que nos dá uma dimensão das coisas que realmente importam pra gente.

Se você imaginar que hoje é seu último dia de vida, e tiver que fazer uma lista das coisas que mais se orgulha de ter conseguido, todas as coisas que realmente te deixam feliz, o que entraria nessa lista? Os seus bens materiais, sua casa, seu carro, entrariam nessa lista, pensando na perspectiva de que esse é seu último dia de vida? Eu acho que dificilmente isso aconteceria.

Provavelmente o que entraria na sua lista, e na de muitas pessoas, seriam os elementos considerados fundamentais para uma vida plena e feliz, como os relacionamentos que desenvolveu ao longo da vida, com amigos e família; os momentos marcantes e de maior emoção que vivenciou; as conquistas que te fizeram uma pessoa melhor.



Por fim, o texto apresenta uma pesquisa feita através de questionários e observações, que aponta que os recursos materiais eram nove vezes menos importantes para a felicidade dos participantes do que as relações interpessoais com amigos e família.

Ao finalizar esse texto, proponho que faça uma reflexão, e diga agora, após essas novas informações trazidas, você é uma pessoa de sucesso?

Espero de verdade que esse texto tenha te ajudado de alguma forma. Caso conheça alguém que precise ler essas palavras, compartilhe com ele!



Beijinhos!


"Antes de formá-lo no ventre, eu o escolhi; amtes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações" Jr 1:5


Deixe um comentário