Título: Orgulho e Preconceito
Autor: Jane Austen
Editora: Ediouro Publicações

Pág: 246

Sinopse: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.



O livro conta a história da família Bennet, composta pelos pais e cinco filhas, em meados do século 18. Cada uma das pessoas dessa família é dotada de uma personalidade muito específica, mas a história se desenrola especialmente ao redor de Elizabeth. Numa época em que era prioridade para os pais de mulheres encontrarem um "bom partido" para suas filhas, nessa família com certeza não poderia ser diferente. Quando um novo vizinho rico se muda para a cidade, a Sra Beneth se alvoroça e trata de garantir que uma de suas filhas seja cortejada pelo rapaz. Junto com esse nobre rapaz, vem também um homem que não desperta muita simpatia em ninguém da família, o Sr Darcy, que se mostra arrogante e superior a todos que tem uma situação financeira inferior a dele.

Elizabeth, que é uma moça bem "avançada" para os padrões da época, ao contrário do que sua mãe deseja, não está loucamente a procura de um marido e, após ser humilhada por Darcy, decide que não irá mais tentar ser cordial com uma pessoa que não faz a mínima questão de ser gostado. Porém, suas vidas inevitavelmente se cruzam devido ao fato de sua irmã mais velha ser apaixonada pelo amigo do Sr Darcy, e por conta disso, os encontros entre ambos ocorrem continuamente, mesmo sendo algo desprezível para ambos. Não demora muito para que o Sr Darcy comece a descobrir as qualidades de Elizabeth e um sentimento começa a surgir de sua parte. Porém parece que tudo e todos ficam no caminho para atrapalhar o desabrochar desse romance, que está tentando brotar, mesmo através de tantos espinhos.

Orgulho e Preconceito é um livro narrado em terceira pessoa, o que faz com que conheçamos a história de cada um dos personagens e suas personalidades como elas realmente são, sem interferência do narrador, o que torna a leitura ainda mais completa.

A história é encantadora, narrando um romance simples e inocente, e isso foi o que mais gostei no livro, pois é difícil hoje em dia lermos sobre a vivência de uma relação dessa forma que é retratada. Uma das principais lições que o livro nos traz é a respeito do orgulho e preconceito do Sr Darcy, que tem que ser superado em nome do amor. Além disso, apesar de ser um livro bem antigo, visto que sua primeira publicação ocorreu em 1813, traz uma linguagem fácil e que proporciona uma leitura muito prazerosa.

O único ponto que para mim foi um pouco incômodo foi a sensação que ele nos dá, em certos pontos da história, de que aquele trecho é "interminável". Talvez pela época em que foi escrito, em alguns momentos o desenrolar da história é descrito de maneira muito detalhista, o que faz com que fique um pouco "parado" demais.

Enfim, é um livro recomendadíssimo. Eu já havia tentado ler ele outras vezes, porém acredito também que seja um livro a ser lido no momento certo. Diria até que eu acho que ele agrada mais pessoas adultas, mais maduras, do que adolescentes, devido ao teor da história mesmo.

De qualquer forma, recomendo a todos que desejam ler sobre um romance amorzinho, inocente, lindo e encantador ♥ !


P. S. Já fiz resenha do filme baseado nesse livro, aqui no blog. Para ver a resenha, é só clicar aqui.



Beijinhos!


"A lei do Senhor é perfeita, e revigora a alma" Sl 19:7a


2 Comentários