Olá pessoal!

Esse será mais um post, da série de posts do livro "100 segredos das pessoas felizes", do David Niven. 

Serão textos onde falarei sobre algum capítulo do livro que achei interessante, e que acredito que também possa agregar na vida de vocês, fazendo um breve resumo do capítulo em questão.


O mundo a nossa volta está em constante mudança. As tecnologias avançam a cada dia mais, tem sempre um artigo novo a respeito de um assunto que achávamos que sabíamos tudo a respeito, a internet nos metralha todos os dias com milhões de conteúdos diferentes sobre os mais diversos assuntos. E, para que possamos viver tudo isso, a gente nunca deve parar de aprender, e, principalmente, se adaptar a essas mudanças que o mundo nos impõe.


É mais confortável se ater somente ao conhecimento que já temos, fazer apenas aquilo com que já nos sentimos à vontade. Mudanças são difíceis para todos, em maior ou menor nível, mas são. É só pensar em seu primeiro dia num emprego novo. Se imaginar tendo que aprender uma nova função, ou, sendo o mesmo cargo, mas tendo que aprender a forma de trabalho daquele local em específico. Mais do que isso, ter que aprender a conviver com aquelas pessoas, sendo que você já tinha a intimidade do convívio com as pessoas do seu antigo emprego... sim, é difícil! Mas você vai conseguir, e vai chegar o momento em que você vai agradecer por ter conseguido vivenciar isso. E, se não for a mudança que você esperava, mude de novo, e de novo, e de novo.



Parar de aprender e de se adaptar a mudanças é se limitar! E dessa forma, a medida que for envelhecendo, vai sentir cada vez mais frustração em relação a vida que está vivendo. E nem precisa já ser velho para se sentir dessa forma. O mundo está cheio de pessoas “donas da verdade”, sem a menor curiosidade em relação às novidades que os rodeiam e isso, infelizmente, pode ocasionar a essa pessoa uma vivência de melancólica solidão.

Para finalizar, o livro nos traz uma pesquisa realizada com americanos idosos a respeito de satisfação de vida, onde foi identificado que esta estava mais relacionada a capacidade do individuo se adaptar do que a questões financeiras ou qualidade nos relacionamentos.  A pesquisa também aponta que se os indivíduos estivessem dispostos e abertos a mudanças, sua felicidade se manteria mesmo que as circunstancias mudassem. Enquanto que os resistentes a mudança, se fechando para o novo, tinham chances menores do que um terço de se sentirem felizes.

Espero de verdade que esse texto tenha te ajudado de alguma forma. Caso conheça alguém que precise ler essas palavras, compartilhe com ele!


Beijinhos!


"Conhecerão a verdade, e a verdade vos libertará" Jo 8:32


Deixe um comentário