Título: Tudo e Todas as Coisas
Autor: Nicola Yoon
Editora: Arqueiro

Pág: 268
Ano: 2016


Sinopse: Minha doença é tão rara quanto famosa. Basicamente, sou alérgica ao mundo. Qualquer coisa pode desencadear uma série de alergias. Não saio de casa. Nunca saí em toda minha vida. As únicas pessoas que já vi foram minha mãe e minha enfermeira, Carla. Eu estava acostumada com minha vida até o dia que ele chegou. Olho pela minha janela para o caminhão de mudança, e então o vejo. Ele é alto, magro e está vestindo preto da cabeça aos pés. Seus olhos são de um azul como o oceano. Ele me pega olhando-o e me encara. Olho de volta. Descubro que seu nome é Olly. Talvez eu não possa prever o futuro, mas posso prever algumas coisas. Por exemplo, estou certa de que vou me apaixonar por Olly. E é quase certo que será um desastre.

O livro fala sobre Maddy, uma jovem que tem uma doença rara, que é como uma alergia de tudo. Ela vive somente com sua mãe, numa casa à prova de doenças / bactérias / tudo. Seu único outro contato pessoalmente é com sua enfermeira Carla, e seu professor de arquitetura. Ela estuda, porém tem todas as aulas via Skype. Ela vive conformada com esse estilo de vida, porém, tudo muda quando chegam os novos vizinhos, e ela conhece Olly. Eles começam a se aproximar, primeiro virtualmente e depois, por intervenção de Carla e escondido de sua mãe, pessoalmente. Eles se apaixonam e, contrariando tudo o que ela foi ensinada, eles se beijam e, a partir daí, ela passa a se arriscar, e se aventura a fazer todas as coisas de que sua mãe sempre lhe proibiu, devido a sua doença.

A história é narrada em primeira pessoa, pela Maddy, que relata tudo o que lhe acontece durante seus dias "enclausurada" em sua prisão de vidro, e acredito que foi uma excelente escolha de narrativa, visto que dessa forma podemos compreender melhor tudo o que se passa na mente dessa adolescente.

O que eu realmente mais gostei nessa história é o motivo para que tudo isso tenha acontecido. E, sendo a explicação principal do livro, é um baita spoiler, e por isso não poderei contar, rs. 

Eu fui com muita sede ao copo ao ler esse livro. Devido a muitas recomendações, tendo visto muita gente falando sobre, eu esperava muito! E infelizmente, me decepcionei um pouco. Acredito que muito é por ser um livro beeeem adolescente. Então, com certeza, se for adolescente ou gostar de livros nesse estilo, você vai gostar sim. A história é bem escrita, mas achei "juvenil" demais para o tipo atual de leitura que estou gostando.

Por conta disso, eu não leria novamente, mas indico sim para quem gosta do gênero e busca uma leitura fácil, simples e leve.


Beijinhos!



"Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio?" Gl 3:3



Deixe um comentário